Mais sobre a visão...

Olá!
Como o prometido é devido, aqui estou eu para vos dar uma breve noção acerca da constituição do olho humano…
No meu último post referi que a esclerótica, a úvea e a retina constituem o globo ocular.
Hoje vou aprofundar um pouco mais sobre estas camadas.
A camada exterior é a esclerótica, de cor branca e muito resistente. Esta comunica com a córnea na parte anterior do olho.
Estas encontram-se cobertas por uma fina membrana transparente designada conjuntiva.
A úvea é a camada intermédia do olho e tem grande quantidade de elementos vasculares.
Esta é formada por várias estruturas: a íris que é de cor variável cujo centro se denomina pupila e que varia de tamanho consoante a necessidade de maior ou menor quantidade de luz; o corpo ciliar que se encontra entre a íris e a coróide; a coróide é uma camada muito irrigada que se situa entre a esclerótica e a retina na parte posterior do olho.
A retina é a camada interna do olho. É transparente e muito delicada.
Consegue captar os estímulos visuais graças às células que são sensíveis à luz (cones e bastonetes). Estas células têm uns prolongamentos que se dirigem até ao nervo óptico que irá recolher os estímulos e os conduzirá ao cérebro…
Para além destas três camadas, há também uma série de estruturas transparentes que preenchem o interior e recobrem a frente do globo ocular. São elas: a córnea (membrana completamente transparente), o humor aquoso (líquido de aspecto e consistência aquosos) e o humor vítreo (substância transparente e de consistência gelatinosa).

Bem… Depois de uma explicação científica nada melhor que aproveitar o fim-de-semana e ver um bom filme.
Deixo-vos aqui uma sugestão: o filme vencedor dos Óscares.



Bom fim-de-semana e estudem muito!

A SemSentido,
Marta

Lição nº1: como conseguimos ouvir?

20:00 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos!

Bom, no último post dei-vos uma breve introdução do que é a audição. Hoje vou explicar-vos como funciona este sentido.Então, as ondas sonoras entram pela orelha e chegam ao canal auditivo. No fim deste encontra-se a membrana do tímpano que vai vibrar aquando da passagem das ondas sonoras. O tímpano, por sua vez, transmite essas ondulações a três ossos (o martelo, a bigorna e o estribo) que existem numa parte do nosso ouvido: a orelha média. Primeiro as ondas sonoras chegam até ao martelo, este bate na bigorna que, por fim, passa as vibrações para o estribo. Aí começa a orelha interna que é formada pela cóclea, que é um tubo em forma de caracol que transforma as vibrações do estribo em impulsos nervosos enviando-os para o cérebro, para estes serem distinguidos; e pelos canais semicirculares, que são os responsáveis pelo nosso equilíbrio, e que têm no seu interior um líquido cujo movimento informa ao cérebro da posição da cabeça.

O SemSentido,