Acerca do PALADAR...

Caros seguidores,
Aqui estou eu para mais uma lição acerca do paladar… No meu primeiro post não aprofundei muito na questão do que era propriamente o paladar…porém, fá-lo-ei hoje.
Todos nós sabemos que o nosso corpo é uma “máquina” bastante complexa mas muito eficiente. Neste sentido em especial, são diversas áreas do corpo que intervêm.
O paladar é, como já tinha referido, a percepção de sabores, é considerado um sentido químico, assim como o olfacto, pois depende de estimulantes químicos para que os receptores “funcionem”.

Mas como funciona?
A faringe, palato e epiglote também possuem uma participação na gustação, mas a língua é o principal órgão, e nela se encontram as papilas gustativas, que são formadas por células, que estão directamente ligadas ao cérebro por fibras nervosas. Portanto, essas células sensoriais transmitem as informações que permitem identificar o gosto.
Em cada célula gustativa, existem prolongamentos finos, como pêlos, em sua superfície, que são chamados de microvilosidades, e são essas estruturas que fornecem a superfície necessária para “receber” o paladar.
São várias as papilas gustativas que se encontram na superfície da língua, e suas células sensoriais percebem primariamente quatro sabores: amargo, azedo ou ácido, salgado e doce. A combinação desses sabores, resultam em outros milhares.
As papilas não são inteiramente sensíveis a um só sabor, mas possuem maior sensibilidade para determinados sabores, e diversos tipos de papila são distribuídas por toda a língua, mas como não é de maneira uniforme, em determinadas áreas há concentração de um só tipo. Por isso na região mais perto da língua, percebe-se melhor o sabor doce e salgado, nas laterais o sabor azedo, e na parte de trás, o sabor amargo.

Podem perceber melhor através deste vídeo:



E para terminar, que tal aprender como se diz “paladar” em várias línguas? Ora aqui vai:
Albanês – “shija”
Alemão – “geschamack”
Catalão – “gust”
Checo – “chut´”
Dinamarquês – “smag”
Espanhol – “sabor”
Finlandês – “maku”
Inglês – “taste”
Françês – “goûter”

Querem mais? Bom é só deixarem a sugestão…
Até para a semana!
Saboreia muito….

A SemSentido,
Tatiana

Como captamos os cheiros?

22:19 by Os SemSentido 0 comentários
Olá malta!
Bem cá estou eu para vos dar a conhecer mais noções e curiosidades acerca do olfacto.
Para começar o que é o olfacto? Como funciona? 
O órgão principal do sistema olfactivo é o nariz. As células olfactivas (ou mucosa amarela) localizadas topo da cavidade nasal não captam moléculas dissolvidas no arcomo aromáticas . Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfactivas, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfactivas. A sensibilidade das células olfactivas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir uma sensação de odor. Quanto maior o estímulo, é maior intensidade da sensação de odor.
O sistema olfactivo é capaz de detectar um odor de cada vez, sendo que um odor pode ser uma combinação de vários odores diferentes. Em situações nas quais existem vários odores no ar, o odor mais intenso será o dominante, ou não caso de odores da mesma intensidade, uma sensação oscilará entre os odores sentidos.

O olfacto está directamente relacionado com o paladar mas nisso falarei no próximo post.

Deixo-vos uma sugestão de um filme onde o olfacto é um sentido muito muito desenvolvido. Não percam!







O SemSentido,
Alexandre