Intuição?

Olá caros visitantes,

Hoje vou falar mais uma vez do sexto sentido ou intuição, como muitos lhe chamam. Desta vez vou aprofundar mais o tema, como já havia prometido.

Os cinco sentidos físicos são os órgãos pelos quais entramos em contato com o mundo da terceira dimensão. Mas, para entrarmos em contato com o mundo não-físico, aquele que escapa aos nossos cinco sentidos físicos, dispomos de um sexto sentido, a intuição. É muito difícil explicar o que é esta habilidade, mas vou dar o meu melhor.

Uma coisa importante de salientar é que muitas vezes confundimos a intuição com nossos desejos. É óbvio que quando estamos otimistas, intuimos que nosso desejo vai se realizar, mas quando estamos pessimistas, a intuição serve para nos preparar para o pior.


A intuição é um conhecimento espontâneo e imediato de algo com que entramos em contato, envolvendo basicamente a percepção e não o raciocínio lógico. Ela diferencia-se dos outros cinco sentidos, porque não a comandamos.


A intuição não é um dom, mas um poder instintivo básico, uma habilidade de sobrevivência, presente em todos os seres humanos. Esta habilidade  permite-nos acessar, simultaneamente, informações de origem emocional, psicológica e espiritual, presentes em uma dada situação, e agir a partir delas com rapidez. Como se trata de uma habilidade, tal como qualquer outra, é natural que algumas pessoas tenham mais facilidade para usá-la do que outras.

Mas não pensem que é fácil conseguir ouvir a nossa intuição. É preciso coragem e bastante auto-estima para estarmos preparados para qualquer situação.

Uma intuição não se faz, ao contrário, ela surge por si mesma, temos é que ter preparação e experiência para actuarmos com rapidez, além de muita sensibilidade. 

Para isto, precisamos aprender a utilizar a nossa mente, equilibrando as nossas habilidades entre a parte esquerda e direita do cérebro.
E apenas assim, desenvolveremos plenamente nosso potencial como seres humanos.

Espero que tenham gostado desta pequena lição.
Agora para descansarem a vossa mente, ou não, deixo-vos uma dica de um filme. Mas cuidado, não recomendo a pessoas sensíveis. Eu, pessoalmente gosto bastante de filmes de terror e, portanto espero que gostem desta sugestão.



A SemSentido
Ana Sofia

A comunicação táctil

11:20 by Os SemSentido 0 comentários
Olá pessoal!

Bem, hoje vou falar da comunicação táctil.

A comunicação táctil é o meio pelo qual o Homem e outros animais se comunicam através do toque. O tacto é um sentido extremamente importante para os seres humanos. Para além de fornecer informações sobre as superfícies e texturas é um componente da comunicação não verbal no relacionamento interpessoal e vital na transmissão de intimidade física. Pode ser tanto sexual (como beijar), como platónico (como abraços ou cócegas ).

O tacto é o primeiro sentido a se desenvolver no feto. O desenvolvimento dos sentidos em crianças e a maneira como eles se relacionam tem sido alvo de muita pesquisa. Os bebés que não possuem tacto têm enormes dificuldades em sobreviver, mesmo possuindo a visão ou a audição. Já o contrário, os bebés que não possuem visão nem audição mas têm o tacto tem boas probabilidades de sobreviverem. O mesmo acontece com os chimpanzés, as crias que vêem e ouvem mal estabelecem fortes laços com as suas mães graças ao toque. O tacto nestes animais é muito desenvolvido como nos seres humanos.

O toque é visto de forma diferente de um país para outro. Níveis socialmente aceitáveis de toque varia de uma cultura para outra. Por exemplo, na cultura tailandesa, o toque de cabeça de alguém pode ser considerado rude.
O toque é geralmente intimista e pode ser usada como um acto de dominação ou de amizade. As crianças e os idosos usam mais o toque do que as pessoas de idade média. A comunicação táctil é usada em diversos contextos.

  • Profissional: alguns empregos exigem que uma pessoa seja tocada de alguma forma, o que acontece muito na profissão médica.

  • Punição: o toque pode ser muito negativo como em casos de agressão física.

  • Saudação: o toque faz parte de muitos rituais de saudação, que vão de um aperto de mãos, um beijo na bochecha da pessoa até um abraço. Essa comunicação é altamente ritualizado e pode conter simbolismo sutil. Por exemplo, apertando a mão de uma pessoa por uma fração de segundo a mais do que o normal pode enviar sinais diferentes, tais como afecto.

  • Orientador: quando uma pessoa está fisicamente em movimento, um toque no corpo, geralmente nas costas, no ombro ou no braço pode orientá-la na direcção certa.

  • Simpatia: Quando estamos angustiados, muitas vezes apreciamos o toque de outra pessoa, proporcionando conforto físico. O grau de tocar em tais circunstâncias, varia muito com a relação, que vai desde um toque suave no braço até um braço em torno do ombro de um abraço.

  • Amizade: tocar é frequentemente uma parte da amizade e demonstra proximidade. Os amigos que andam juntos tocam durante a saudação mais espontânea e durante a comunicação.

  • Excitação: o toque também é utilizado durante a excitação sexual, em que determinadas partes sensíveis do corpo são acariciadas.


    Espero que gostem. Bom fim-de-semana!
    O SemSentido,
    Rafael