O paladar nos mais pequenos…

Olá caros visitantes:

A mensagem de hoje será sobre o paladar nos bebés. Será que é igual ao nosso? Vejamos….
Ao nascer, o bebé consegue reconhecer três dos quatro sabores básicos – doce, amargo e azedo, mas apenas o doce lhe agrada. Este ainda não consegue distinguir o salgado, e só o distingue por volta do quarto mês.
Como nos primeiros meses de vida o bebé apenas bebe leite, o seu paladar é pouco desenvolvido.
A boca é muito importante para o bebé, porque é através dela que satisfaz a sua necessidade básica mais forte: a fome. Também é com a boca que estabelece melhor contacto com a mãe, ao mamar. A boca é a primeira e principal fonte de prazer do bebé, e é por onde ele toma conhecimento das coisas, ao levar à boca tudo o que pega com as mãos. Além disto, é com a boca que o bebé comunica, ao fazer barulho, ao chorar…
É muito importante estimular o paladar nos bebés mas também é igualmente importante não impor o gosto que os pais têm de determinado alimento.
É necessário deixar que a criança descubra sozinha o que gosta ou não, ao oferecer toda a variedade possível de alimentos, incluindo alimentos azedos e amargos, porque o bebé pode gostar e ter mais possibilidades de satisfação alimentar.
À medida que o bebé experimenta novos alimentos, o seu paladar desenvolve-se. Por este motivo, é aconselhável restringir os alimentos muito doces ou salgados, que não fazem bem à saúde.
Todos já provaram limão certo? Gostavam de ver os bebés a provar limão? Ora aí está…

>

>


Espero que tenham gostado….
Boa semana…

A SemSentido,
Tatiana