A semana foi boa? Não desanimem porque as férias estão mesmo a chegar!
Bem, hoje vou falar-vos das famosas "ilusões de óptica" que por vezes nos confundem.
O termo "ilusão de óptica" aplica-se a todas as ilusões que atraiçoam o nosso sistema visual, ou seja, é quando somos enganados e interpretamos uma imagem de forma errada.
As imagens que causam ilusões de óptica são muito utilizadas nas artes.
A interpretação do que vemos no mundo exterior é muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direcção de um contorno.
O nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que são na realidade.
E é essa simplificação que nos permite uma apreensão mais rápida, embora imperfeita, do mundo que nos rodeia, que dá origem às ilusões de óptica.
Agora deixo-vos com algumas ilusões de óptica e divirtam-se a decifrá-las.
Será que a bola vermelha é do mesmo tamanho nas duas figuras?
Será que está em movimento???
Nesta imagem o que vês? Uma jovem ou uma idosa?!
Fontes: Wikipédia e http://matematica.no.sapo.pt/optica.htm
Espero que este tema vos tenha despertado a curiosidade! Estou à espera de sugestões para as ilusões de óptica!
Hoje vou falar-vos de uma doença que afecta a nossa audição, incapacitando-nos de ouvir: a surdez.
Então, a surdez caracteriza-se pela perda da audição, ou seja, não conseguimos ouvir nenhum som dos que nos rodeiam. Por vezes não percebemos o quanto este sentido é importante, a não ser quando nos começa a afectar a nós ou a pessoas próximas. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo.
A surdez é caracterizada em diferentes graus:
- Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras tornam-se abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando várias pessoas estão a conversar em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.
- Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, a aprendizagem será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que se está a ensinar.
- Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Menière. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.
Para o próximo post vou falar-vos de vários tipos de surdez, mas por agora resta-me deixar-vos com a minha dica para o fim-de-semana !
Olá!
Somos um grupo de Área de Projecto constituído por 6 elementos: Alexandre, Ana Sofia, Marta, Rafael, Tatiana e Zé.
Estudamos na Escola Secundária de Latino Coelho-Lamego e estamos no 12ºano.
O nosso blogue vai conter informação sobre os nossos sentidos e doenças associadas, mas também terá um espaço reservado para te poderes divertir.
Os "SemSentido"