As ilusões de óptica

Olá amigos!
A semana foi boa? Não desanimem porque as férias estão mesmo a chegar!
Bem, hoje vou falar-vos das famosas "ilusões de óptica" que por vezes nos confundem.

O termo "ilusão de óptica" aplica-se a todas as ilusões que atraiçoam o nosso sistema visual, ou seja, é quando somos enganados e interpretamos uma imagem de forma errada.
As imagens que causam ilusões de óptica são muito utilizadas nas artes.

A interpretação do que vemos no mundo exterior é muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direcção de um contorno.
O nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que são na realidade.

E é essa simplificação que nos permite uma apreensão mais rápida, embora imperfeita, do mundo que nos rodeia, que dá origem às ilusões de óptica.
Agora deixo-vos com algumas ilusões de óptica e divirtam-se a decifrá-las.




Será que a bola vermelha é do mesmo tamanho nas duas figuras?















Será que está em movimento???




Nesta imagem o que vês? Uma jovem ou uma idosa?!








Fontes: Wikipédia e http://matematica.no.sapo.pt/optica.htm

Espero que este tema vos tenha despertado a curiosidade! Estou à espera de sugestões para as ilusões de óptica!
Até lá, portem-se bem!

A SemSentido,
Marta

Porque não ouvimos?

11:49 by Os SemSentido 2 comentários
Olá caros amigos!

Hoje vou falar-vos de uma doença que afecta a nossa audição, incapacitando-nos de ouvir: a surdez.

Então, a surdez caracteriza-se pela perda da audição, ou seja, não conseguimos ouvir nenhum som dos que nos rodeiam. Por vezes não percebemos o quanto este sentido é importante, a não ser quando nos começa a afectar a nós ou a pessoas próximas. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo.

A surdez é caracterizada em diferentes graus:

- Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras  tornam-se abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando várias pessoas estão a conversar em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.

- Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, a aprendizagem será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que se está a ensinar.

- Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Menière. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.

Para o próximo post vou falar-vos de vários tipos de surdez, mas por agora resta-me deixar-vos com a minha dica para o fim-de-semana !



Até para a semana!

O SemSentido