Porque não ouvimos?

Olá caros amigos!

Hoje vou falar-vos de uma doença que afecta a nossa audição, incapacitando-nos de ouvir: a surdez.

Então, a surdez caracteriza-se pela perda da audição, ou seja, não conseguimos ouvir nenhum som dos que nos rodeiam. Por vezes não percebemos o quanto este sentido é importante, a não ser quando nos começa a afectar a nós ou a pessoas próximas. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo.

A surdez é caracterizada em diferentes graus:

- Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras  tornam-se abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando várias pessoas estão a conversar em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.

- Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, a aprendizagem será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que se está a ensinar.

- Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Menière. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.

Para o próximo post vou falar-vos de vários tipos de surdez, mas por agora resta-me deixar-vos com a minha dica para o fim-de-semana !



Até para a semana!

O SemSentido

                                                                                 
                                                           

2 Response to "Porque não ouvimos?"

  1. Anónimo Says:

    olá!!!
    gosto do vosso blog, tem coisas interesantes!!
    continuem axim!!
    Marta continua axim xD
    bjx da colega de quimica!!!
    Carla Coelho

  2. Anónimo Says:

    ola!
    como prometido...aqui estou eu...
    marta es fantastica a faser isto! tens mt geito...
    alias todos tem jeito!!
    continuem assim!!
    continua assim martita...
    bjs
    TMPR

Enviar um comentário