Notícia " Cegos podem conseguir ver com a língua"

Olá pessoal!!! Hoje é um dia para celebrar... As férias estão a começar! Por isso aproveitem...
Bem, hoje vou apenas apresentar-vos uma notícia que prova que as novas tecnologias permitem melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm certas limitações.
«Um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua.

Um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua. O aparelho, denominado BrainPort, consiste numa câmara acoplada a uns óculos especiais, que emite sinais de luz para uma placa de electrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma "imagem" sobre a língua. 

O BrainPort Vision dá ao utilizador uma visão rudimentar através de estímulos eléctricos, uma vez que ao reconhecer que os impulsos não têm relação com o paladar, o cérebro reencaminha-os para o seu centro visual, onde são processados e reinterpretados.

Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal. Desta forma, um dos primeiros voluntários foi um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque no Iraque. 

O novo aparelho poderá custar mais de 15 mil dólares.»

Fonte: TVNET

Agora deixo-vos um vídeo que vos mostra como este aparelho funciona. 



Espero que tenham gostado! Até lá portem-se bem e descansem muito!
A SemSentido, 
Marta

Surdez em diferentes graus...

15:25 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos!

Hoje vou falar-vos dos diferentes graus que a surdez pode ter.

Então, existem 5 tipos diferentes de surdez:

- A surdez ligeira, onde se perde a capacidade auditiva de 20 a 40 db. Neste tipo de surdez as pessoas conseguem ouvir as diferentes palavras, contudo há certos elementos que escapam ao indivíduo; não provoca atrasos na linguagem e as pessoas sentem uma certa dificuldade em ouvir uma conversa.

- A surdez média, onde se perde a capacidade auditiva de 40 a 79 db. Neste tipo de surdez as pessoas só conseguem ouvir as palavras se forem pronunciadas com uma intensidade muito forte; provoca certas dificuldades na aquisição da linguagem e as pessoas têm dificuldade em falar ao telefone.

- A surdez severa, onde se perde a capacidade auditiva de 70 a 90 db. Neste tipo de surdez as palavras em tom normal não são percebidas pelo indivíduo; é necessário gritar para que exista sensação auditiva e existem diversas perturbações na voz e na fonética das palavras.

 - A surdez profunda, onde se perde a capacidade auditiva superior a 90 db. Neste tipo de surdez não existe sensação auditiva; existem intensas perturbações na fala e há intensa dificuldade em adquirir linguagem oral. Este tipo de pessoas adquire facilmente linguagem gestual.

 - Em casos mais raros existe cofósis, que são perdas auditivas superiores a 120 db.


Espero que tenham ficado esclarecidos. Agora deixo-vos com a minha dica para o fim-de-semana!



Até para a semana!"

O SemSentido
Zé