A tua Visão

Olá pessoal!
A minha tarefa hoje é elucidar-vos sobre o Sentido da Visão. Como todos sabemos sem este sentido a nossa vida tornar-se-ia muito complicada. Imaginem como será a vida de uma pessoa cega…
Por isso a visão é considerado o sentido mais importante que possuímos e certamente aquele que mais utilizamos no nosso dia-a-dia. É através dele que conhecemos o mundo que nos rodeia, ou seja, permite-nos desfrutar da sua “beleza” e assim podemos identificar diferentes formas, cores e movimentos…
“ A visão é dos cinco sentidos, aquele que mais rapidamente leva a informação até ao cérebro, mas é talvez o mais sensível.”
O seu órgão receptor é o globo ocular.
O globo ocular tem uma forma esférica e mede, sensivelmente, 23 mm de diâmetro.
As várias camadas e os elementos transparentes que o constituem permitem que a luz chegue até à retina.
O globo ocular é formado por três camadas: a esclerótica, a úvea e a retina.


A SemSentido,
Marta


A Audição

09:39 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos!

Bem, ao longo deste tempo sou eu que vos vou falar da audição e de todos os seus mecanismos.
Mas, afinal, o que é a audição?
A audição é um dos cinco sentidos que o ser humano possui. A função deste sentido é captar os sons que existem no meio ambiente e enviá-los para o cortéx cerebral para que este faça a interpretação do som. A audição, para além de nos permitir ouvir, dá-nos também uma pequena noção de equilíbrio.
No próximo post vou explicar-vos como é que este sentido funciona...
Até para a semana!
Estudem muito!!



O SemSentido,

O Tacto

09:35 by Os SemSentido 0 comentários
Olá!

Serei eu que vos vou falar do sentido do tacto ao longo deste ano.
Então para começar, o que é o tacto?
O tacto é o sentido responsável pela percepção de pressão, temperatura e dor e é o processo de reconhecimento de objectos através do toque.
As pessoas podem identificar com rapidez e precisão objectos tridimensionais graças ao tacto. Elas fazem isso através do uso de procedimentos exploratórios, como mover os dedos sobre a superfície externa do objecto ou segurando o objecto inteiro na mão. A pele é o órgão responsável por este sentido. Para além desta função, a pele realiza várias e complicadas funções como protecção, manutenção da temperatura, defesa imunológica…
Ao contrário dos outros sentidos, nenhum ser humano pode viver sem o tacto. Já alguma vez imaginaram viver sem este sentido? Viver sem ter noção se lá fora está frio ou calor ou não ter noção que algo está mal com o nosso corpo?
O tacto é o primeiro sentido a desenvolver-se e é normalmente o último a diminuir. Os recém-nascidos recebem muito mais informação a partir da pele do que de qualquer outro órgão dos sentidos.


Ao longo do tempo vou-vos dando conhecimentos e curiosidades acerca deste sentido.


O SemSentido,
Rafael

Enigma Humano

09:30 by Os SemSentido 0 comentários
Olá!
Eu vou falar-vos sobre os sentidos extra que os seres humanos podem possuir ...ou não.
E vocês, acreditam que  possuímos mais que 5 sentidos?
Já muitas vezes ouvimos dizer que certas pessoas possuem um sexto sentido, ou intuição, ou premonição. Na verdade, não há um consenso, pois há pessoas que acreditam e pronto, outras tentam encontrar provas que corroborem uma sua crença e existem pessoas que não acreditam na existência de outros sentidos para além dos cinco que possuímos.
De entre as acreditam existem algumas que  dizem possuir estes sentidos extra.
Mas afinal, para que servirão estes "poderes"?!
Algumas pessoas dizem possuir uma intuição mais apurada e, por isso, sentem um chamado vindo do interior do seu ser, como que uma voz que as avisa do que poderá acontecer. Estas pessoas não vêem exactamente os acontecimentos futuros, mas sabem se vai acontecer uma coisa má ou boa.
A premonição é uma sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é um pressentimento que permite desvendar o futuro.
Também se pode ouvir falar de Sexto Sentido, que muitos dizem ser as capacidades acima descritas , mas também há quem acredite que é a capacidade de interagir com o mundo dos mortos.
Será tudo isto uma verdade por descobrir?
São estes os segredos que pretendo desvendar nos próximos episódios.


Até lá, deixo aqui uma dica:






A SemSentido,
Ana Sofia

Saboreia muito...

09:25 by Os SemSentido 0 comentários
Caros amigos,


É a primeira vez que escrevo aqui, mas a primeira de muitas. Não falarei de tudo, apenas de um sentido muito especial: o PALADAR. Deixarei todas as segundas-feiras informações, vídeos, actividades interessantes, imagens apelativas e jogos divertidos que podem fazer para “testarem” o vosso paladar.
Desde já me apresento como a vossa “cozinheira” Tatiana. Não achem estranho o nome “cozinheira” ….Pensem comigo…Se eu vou falar sobre o paladar, se o paladar é posto a “funcionar” quando ingerimos alimentos e se muitos alimentos são cozinhados...hum….quem é que cozinha os alimentos? Muito bem, uma cozinheira…. Está justificado o meu nome…

Mas afinal o que é o Paladar?
É um dos 5 sentidos e é o responsável pela identificação de diferentes substâncias quando estas são colocadas na língua. Essas substâncias podem ser ácidas, amargas, doces ou salgadas.
Mas o nosso paladar tem tanto que se lhe diga!
Mas é claro que tenho muito tempo para vos desvendar os segredos dos nossos gostos.
Espero que tenham ficado com a “pulguinha” atrás da orelha para saberem mais sobre o Paladar e não se esqueçam de voltar…
Até para a semana…Saboreia muito…

A SemSentido,
Tatiana

O Olfacto

09:20 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos,

Ao longo deste ano vou-vos falar do olfacto. Pois bem, este é um dos sentidos mais importantes. Certamente, nunca pensaram nisso, mas a verdade é que nos faz muita falta, não só para captarmos os odores ao nosso redor mas também para saborearmos os alimentos. Com certeza já estiveram doentes e não vos sabia bem a comida. Isto deve-se ao facto deste sentido estar directamente ligado ao paladar. É um sistema complexo, que age por meio químico e está directamente ligado ao cérebro.

Ao longo deste ano irei dar-vos a conhecer mais sobre este sentido, enriquecer os vossos conhecimentos acerca das doenças e anomalias a ele ligadas e divulgar-vos algumas curiosidades.

O SemSentido,
Alexandre

“Os SemSentido” com sentido

09:15 by Os SemSentido 0 comentários
Olá!

Nós somos os SemSentido e criámos este blogue para complementar o nosso trabalho de Área de Projecto.

Não se deixem enganar pelo nome do grupo, pois o nosso projecto faz bastante sentido. É uma forma de transmitir informação fidedigna e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas evidenciando dificuldades de outras.

O tema que estamos a tratar intitula-se "5 sentidos?", onde falamos sobre os nossos sentidos, como doenças / deficiências com eles relacionadas, bem como os vários métodos que permitem atenuar essas dificuldades . Também tratamos de uma face mais misteriosa do ser humano: será que só possuímos cinco sentidos?

No nosso blogue pretendemos tratar tudo isto através de postagens, imagens, jogos e vídeos, pois brincando também se aprende.

Para além de tudo isto, exibiremos as actividades por nós realizadas ao longo do ano.

Esperemos que gostem e que aprendam muito!


Os SemSentido