Parapsicologia

Olá,

Talvez já se tenham  perguntado se existe alguma ciência que estuda os fenómenos paranormais que eu muitas vezes aqui relato.
Pois bem, hoje vou esclarecer-vos quanto a esse assunto.
A Parapsicologia é o estudo de fenómenos de ordem psíquica habitualmente conhecidos como paranormais. Apesar das causas não estarem bem esclarecidas, as investigações continuam para que haja uma melhor compreensão deste fenómeno.

Os fenómenos aparentemente inexplicáveis produzidos pela mente são então estudados pela parapsicologia e denominados fenómenos parapsicológicos. Estes são exteriorizados pelo subconsciente através de um dos cinco sentidos ou até mesmo através da nossa própria energia gerando casos como a telepatia, clarividência, adivinhação, psicocinesia, desdobramentos, possessões...


O cérebro comanda todo o nosso corpo e dá forma à nossa mente que dirige a vida, a nossa inteligência e a nossa sabedoria. A mente é um ente abstracto e imaterial que foi, durante séculos, denominado por alma, com o avançar da ciência este termo foi substituído pelo termo psi.


O cérebro aloja a mente de uma forma muito misteriosa mas sabe-se que esta relaciona diferentes zonas do cérebro e que estas relações são a causa de fenómenos conscientes ou inconscientes, psicológicos ou parapsicológicos que ultrapassam os limites físicos do próprio organismo. “Manifestação psi” é um termo para designar fenómenos paranormais, que podem ser para-físicos ou para-psíquicos.

Os fenómenos para-psíquicos são a demonstração de que o homem consegue transmitir e receber imagens ou emoções para além do corpo ou até entrar em contacto com os seus semelhantes através da mente. Os fenómenos para-físicos são aqueles que actuam no que é palpável desafiando as leis da física, são causadores de movimentes inexplicáveis de objectos, de ruídos sem origem desconhecida, de luzes acesas ou apagadas sem motivo aparente, pode levar ao aparecimento de fantasmas e criar a sensação de casas assombradas.

Bem, deu para perceber que o nosso cérebro nos leva a fazer coisas fantásticas. De facto o ser humano usa apenas uma pequena parte do cérebro. No entanto, algumas pessoas dizem conseguir realizar alguns dos fenómenos acima descritos, talvez porque rentabilizam um pouco melhor a sua "máquina".

Nas próximas semanas irei falar sobre alguns fenómenos parapsicológicos, para todos ficarmos mais esclarecidos quanto às potencialidades do ser humano.

Agora para descontrair, vou mostrar um vídeo para se rirem um bocadinho.

Até para a semana!!



A SemSentido
Ana Sofia


Ecrãs tácteis

12:18 by Os SemSentido 0 comentários
Os ecrãs tácteis são um tipo de ecrã sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado ou o rato. Os ecrãs funcionam também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Estes ecrãs são ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

Há uma série de tipos de tecnologia utilizada na fabricação de telas sensíveis a toque. Por exemplo:
 

  • Resistivo: Um ecrã táctil resistivo é composto de várias camadas. As mais importantes são dois finos metálicos electricamente condutivos e resistivas camadas separadas por finos espaço.

  • Capacitivo: Um ecrã táctil capacitivo consiste num sensor feito de um reticulado de micro fios laminados entre duas camadas de vidro.
Existem vários tipos de ecrãs tácteis e a sua construção é complexa. No entanto, todos eles têm a mesma função: registar a mudança da corrente elétrica que flui através do display, quando um usuário toca a superfície 

Os ecrãs multi-tácteis consistem em ecrãs tácteis que reconhecem múltiplos contactos simultaneamente, possibilitando uma manipulação natural do sistema através das mãos (ou outros dispositivos de toque) dos utilizadores. Esta tecnologia permite ainda que uma aplicação seja utilizada colaborativamente por vários utilizadores, em simultâneo.

Hoje em dia as empresas investem cada vez mais nesta tecnologia, que está presente em telemóveis, computadores, leitores mp4, televisões, mesas tácteis, etc. O uso desta tecnologia é cada vez maior devido ao rapido manuseamento dos aparelhos tácteis, para além de dispensar o uso de dispositivos de entrada de dados, como o rato e o teclado.

Para acabar, vejam esta cena do filme 007 Quantum of Solace








Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael