Boas pessoal!!!


Bem cá estou eu para vos dar mais conhecimentos acerca do olfacto..


Bem como já vos tinha dito o olfacto é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfactivo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido directamente ligado às emoções e ao depósito de memórias. O epitélio olfactivo abriga aproximadamente 20 milhões de células sensoriais onde cada célula possui seis pêlos sensoriais também conhecidos como cílios. É bastante sensível, bastam pequenas quantidades de moléculas para estimulá-lo, mas só consegue perceber um cheiro de cada vez.
O órgão olfactivo é a mucosa amarela que reveste a camada superior das fossas nasais. É rica em limitações nervosas que ao entrar em contacto com as moléculas dissolve-as pelo muco e penetra pelo órgão olfactivo alcançando os prolongamentos sensoriais. Tal reacção promove impulsos nervosos nas células olfactivas atingindo os axónios. Formam-se a partir de um espessamento epidérmico no crânio. A mucosa vermelha rica em vasos sanguíneos abriga as glândulas responsáveis por isolar o muco, deixando o nariz húmido.
Cada receptor olfactivo, ou seja, os nervos receptores que captam as moléculas de odor são codificados por um gene específico e o mau funcionamento desses ou algum dano provocado por uma lesão pode impedir que um indivíduo sinta o cheiro de algo específico.


Num próximo post e para vos deixar curiosos: sabiam que gostamos de alguém pelo seu cheiro? Pois é, mas para a semana conto-vos tudo...Até lá boas férias e portem-se bem...xD


O SemSentido,
Alexandre

Hábito de fumar prejudica o paladar

14:27 by Os SemSentido 0 comentários
Mais uma vez com vocês...ora viva....

Bom pelo título já deu para reparar que o assunto de hoje vai de encontro a muitas "cabecinhas chochas" que têm muitas vezes na sua companhia um cigarro....
Todos já sabemos as mil e uma razões para nunca fumar...e hoje acrescento mais uma...
É uma notícia que nos revela um estudo muito interessante:
"Estudo da Universidade Aristóteles, na Grécia, diz que o tabagismo pode afectar o formato das papilas gustativas e a formação de vasos sanguíneos no local.

Assim, o hábito de fumar não apenas aumenta o risco de cancro e doenças cardiovasculares, mas também atrapalha o paladar, deixando os alimentos menos saborosos.
Foram avaliados 62 homens jovens – metade dos quais fumadores –, que mediram a sua sensibilidade gustativa e o número e formato das suas papilas gustativas. As análises indicaram que as papilas gustativas dos fumadores eram mais lisas do que a dos não fumadores.
Os investigadores explicam que “a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas” nas papilas gustativas, sem afectar severamente o seu número, e isso fará do tabagismo um importante factor de redução da sensibilidade do paladar.
Os autores destacam que “diferenças estatisticamente importantes entre o paladar dos fumadores e dos não fumadores foram detectadas”, mas afirmam que mais estudos são necessários para confirmação dos resultados."

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/?id=1014219

Até este sentido tão saboroso é afectado...

Bom, mas se bem se lembram na semana passada fiquei de vos dar uma receita de uma refeição saudável! Hoje começo pela sopa...ah pois é, a sopa tem que estar sempre presente.
Esta receita é muito tradicional e trata-se de uma SOPA DE LEGUMES.

Ingredientes:

• 2 litros de água
• 5 batatas médias
• 1 cenoura grande
• 1 alho francês
• 1 cebola média
• 50 gr. de feijão verde
• 100 gr. de repolho
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 raminho se salsa
• sal.q.b.



Preparação:
Numa panela deita-se água, batatas, cenoura, alho francês, salsa, e cebola, tudo cortado aos cubos. Deixar cozer mais ou menos meia hora; depois passar com a varinha mágica e tempera-se com sal. Levar novamente ao lume. Quando levantar fervura junta-se o feijão verde e o repolho finamente cortados. Quando estes estiverem quase cozidos, juntar o azeite e deixar ferver cerca de 10 minutos.



Fácil não é?
Experimentem...
Até para a semana!
 
A SemSentido,
Tatiana