A dor

Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma sensação desagradável que toda gente bem conhece, a dor.

Quando nos cortamos, as células lesionadas libertam algumas substâncias químicas como histamina, bradicinina, prostaglandinas, substancias P, entre outras. Algumas destas substâncias provocam uma vasodilatação e um aumento da permeabilidade dos vasos, aumentando a quantidade de fluido intersticial nos tecidos lesionados, provocando um edema. A distensão dos tecidos provocada pelo edema e a acção das substâncias químicas sobre as terminações nervosas, presentes na pele, provocam o aparecimento da dor.

As informações sensoriais, são transmitidas pelos nervos até á medula espinal e desta ao bulbo, tálamo e finalmente ao córtex somatossensorial.


A dor, apesar de sermos capazes de a localizar, é interpretada pelo nosso cérebro, graças a uma parte dele chamada córtez cingulado anterior.

A percepção da dor, também chamada nocicepção, é essencial para a sobrevivência humana. A dor muitas vezes é positiva, pois ela ajuda-nos a perceber os perigos ao nosso redor. Ela estimula-nos a reagir de acordo com eles, por exemplo, se tivermos um tornozelo torcido, a pressão sobre ele causa dor, sinal que não devemos exercer demasiada pressão sobre o tornozelo.

Há uma doença genética rara chamada insensibilidade congénita à dor com anidrose. As crianças afectadas com esta doença raramente vivem mais de 20 anos. Embora pareçam normais ao nascer, o problema começa com a dentição, elas podem morder e até ferir os dedos sem sentir nada! Quebram ossos, queimam-se, mas não sabem que estão a ser feridas até verem sangue ou contusões. Às vezes morrem de infecções maciças causadas por múltiplos ferimentos.

E aqui vão umas curiosidades


  • Os amputados queixam-se com frequência da dor aguda do membro fantasma, pois parece-lhes que essa dor vem desse membro;

  • Todas as espécies superiores, em particular as que estão estreitamente relacionadas connosco, têm um sistema nervoso que parece processar a dor de maneira semelhante. Como nós, eles apresentam aumento da pressão arterial, pupilas dilatas, transpiração, e aumento da pulsação em resposta a um estímulo doloroso.
Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

Notícia:"Se não tem sexto sentido, implante-o"

02:42 by Os SemSentido 0 comentários

Olá!!

            Hoje vou apresentar-vos uma notícia que fala sobre um protótipo do sexto sentido tecnológico, desenvolvido pelo MIT Media Lab.

            «As experiências do MIT Media Lab estão a correr tão bem, que até já se fala na possibilidade de transformar esta aplicação numa extensão de nós próprios através de implantes cerebrais.
            Um sexto sentido tecnológico está prestes a ajudar-nos a sentir o mundo que nos rodeia de uma forma mais completa. O protótipo já existe e é composto por uma câmara, um projector e um espelho, integrados num aparelho que se coloca ao pescoço, e comunica com um telemóvel com acesso à Internet, que o utilizador carrega no bolso. O sistema consegue reconhecer e interpretar o que vemos, dando-nos toda a informação sobre qualquer tipo de objecto, ajudando-nos por exemplo a tomar a decisão de compra acertada.
            "A razão que nos faz estar verdadeiramente empolgados com este aparelho é que pode mesmo funcionar como um sexto sentido tecnológico que nos dá informação relevante acerca do que está à nossa frente", garante a coordenadora deste projecto do MIT Media Lab, Pattie Maes.
            É através da câmara que o sistema reconhece os objectos e os gestos do utilizador que usa marcadores coloridos nos dedos. A imagem e os movimentos são processados, recorrendo a técnicas de visão baseadas em computador e, estes dados, são interpretados pelo software com a ajuda da internet. Toda a informação disponível é projectada no próprio objecto, transformando qualquer coisa numa superfície digital.
O génio por detrás deste protótipo, que aumenta a realidade acrescentando toda a informação disponível, é Pranav Mistry, um investigador do MIT Media Lab que quis trazer o mundo real para o mundo virtual, concebendo o seu próprio computador de última geração.
            As possibilidades deste protótipo são imensas e, algumas estão a gerar alguma controvérsia, como, por exemplo, a possibilidade da aplicação revelar informação de qualquer pessoa que esteja contida num blogue. Polémicas à parte, o céu, parece ser o limite deste sexto sentido tecnológico, já que Pattie Maes fala já numa futura versão em implantes cerebrais.»
19:41 Sexta-feira, 22 de Jan de 2010
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/se-nao-tem-sexto-sentido-implante-o-video=f558966
A SemSentido
Ana Sofia

Anosmia, a doença do olfacto...

02:20 by Os SemSentido 1 comentários
Olá pessoal!!! Uma das muitas doenças do olfacto é a anosmia. Neste post esclarecer-vos-ei acerca desta doença que afecta o sistema olfactivo.

O que é anosmia?

Anosmia é a perda do olfato, ou seja, a incapacidade de sentir cheiros.

Quais os sintomas da anosmia?

Além de não conseguir sentir cheiros, em geral o paladar fica comprometido. O paladar é responsável por cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e unami (associado ao glutamato monossódico, ou aji-no-moto). A diferenciação entre dois alimentos doces, por exemplo, depende também do olfato, que auxilia na identificação das características de cada um.

Quais as causas da anosmia?

A anosmia pode ter origem genética ou ser causada por traumas ou doenças: traumatismos cranianos, cirurgias no nariz, gripe, rinite, sinusite, polipose nasal, alergia, lesão do nervo olfativo, obstrução das fossas nasais, tumores, problemas neurológicos como Alzheimer síndromes congénitas e problemas psicossomáticos.

A anosmia tem cura?

Dependendo da causa, a anosmia pode ou não ter cura. Uma lesão grave do nervo olfativo, por exemplo, pode não permitir reconstituição, enquanto uma obstrução de fossas nasais pode ser removida cirurgicamente.

Como tratar a anosmia?

O tratamento da anosmia envolve o uso de corticóides, hidratação oral, repouso, analgésicos e cirurgias para desobstruir a cavidade nasal. Devemos procurar um otorrinolaringologista, que irá definir o tratamento adequado a cada caso.

Quais as consequências da anosmia?

A anosmia pode levar a situações de risco, como não sentir o cheiro do gás que está a pairar no ar ou perceber que a comida está estragada. A perda do paladar também pode causar distúrbios alimentares, como a diminuição do apetite.

 O SemSentido,
Alexandre