Anosmia, a doença do olfacto...

Olá pessoal!!! Uma das muitas doenças do olfacto é a anosmia. Neste post esclarecer-vos-ei acerca desta doença que afecta o sistema olfactivo.

O que é anosmia?

Anosmia é a perda do olfato, ou seja, a incapacidade de sentir cheiros.

Quais os sintomas da anosmia?

Além de não conseguir sentir cheiros, em geral o paladar fica comprometido. O paladar é responsável por cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e unami (associado ao glutamato monossódico, ou aji-no-moto). A diferenciação entre dois alimentos doces, por exemplo, depende também do olfato, que auxilia na identificação das características de cada um.

Quais as causas da anosmia?

A anosmia pode ter origem genética ou ser causada por traumas ou doenças: traumatismos cranianos, cirurgias no nariz, gripe, rinite, sinusite, polipose nasal, alergia, lesão do nervo olfativo, obstrução das fossas nasais, tumores, problemas neurológicos como Alzheimer síndromes congénitas e problemas psicossomáticos.

A anosmia tem cura?

Dependendo da causa, a anosmia pode ou não ter cura. Uma lesão grave do nervo olfativo, por exemplo, pode não permitir reconstituição, enquanto uma obstrução de fossas nasais pode ser removida cirurgicamente.

Como tratar a anosmia?

O tratamento da anosmia envolve o uso de corticóides, hidratação oral, repouso, analgésicos e cirurgias para desobstruir a cavidade nasal. Devemos procurar um otorrinolaringologista, que irá definir o tratamento adequado a cada caso.

Quais as consequências da anosmia?

A anosmia pode levar a situações de risco, como não sentir o cheiro do gás que está a pairar no ar ou perceber que a comida está estragada. A perda do paladar também pode causar distúrbios alimentares, como a diminuição do apetite.

 O SemSentido,
Alexandre

1 Response to "Anosmia, a doença do olfacto..."

  1. Anónimo Says:

    Gostaria de saber um remédio ou um tratamento para quem possue este problema?

Enviar um comentário