A dor

Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma sensação desagradável que toda gente bem conhece, a dor.

Quando nos cortamos, as células lesionadas libertam algumas substâncias químicas como histamina, bradicinina, prostaglandinas, substancias P, entre outras. Algumas destas substâncias provocam uma vasodilatação e um aumento da permeabilidade dos vasos, aumentando a quantidade de fluido intersticial nos tecidos lesionados, provocando um edema. A distensão dos tecidos provocada pelo edema e a acção das substâncias químicas sobre as terminações nervosas, presentes na pele, provocam o aparecimento da dor.

As informações sensoriais, são transmitidas pelos nervos até á medula espinal e desta ao bulbo, tálamo e finalmente ao córtex somatossensorial.


A dor, apesar de sermos capazes de a localizar, é interpretada pelo nosso cérebro, graças a uma parte dele chamada córtez cingulado anterior.

A percepção da dor, também chamada nocicepção, é essencial para a sobrevivência humana. A dor muitas vezes é positiva, pois ela ajuda-nos a perceber os perigos ao nosso redor. Ela estimula-nos a reagir de acordo com eles, por exemplo, se tivermos um tornozelo torcido, a pressão sobre ele causa dor, sinal que não devemos exercer demasiada pressão sobre o tornozelo.

Há uma doença genética rara chamada insensibilidade congénita à dor com anidrose. As crianças afectadas com esta doença raramente vivem mais de 20 anos. Embora pareçam normais ao nascer, o problema começa com a dentição, elas podem morder e até ferir os dedos sem sentir nada! Quebram ossos, queimam-se, mas não sabem que estão a ser feridas até verem sangue ou contusões. Às vezes morrem de infecções maciças causadas por múltiplos ferimentos.

E aqui vão umas curiosidades


  • Os amputados queixam-se com frequência da dor aguda do membro fantasma, pois parece-lhes que essa dor vem desse membro;

  • Todas as espécies superiores, em particular as que estão estreitamente relacionadas connosco, têm um sistema nervoso que parece processar a dor de maneira semelhante. Como nós, eles apresentam aumento da pressão arterial, pupilas dilatas, transpiração, e aumento da pulsação em resposta a um estímulo doloroso.
Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

0 Response to "A dor"

Enviar um comentário