Retinopatia

Olá caros amigos!!! Hoje vou dar-vos mais uma "lição" acerca de um problema oftalmológico: a Retinopatia.

Então, o que é a Retinopatia?
A Retinopatia é o termo usado para denominar as doenças degenerativas não inflamatórias da retina. As mais comuns no adulto são: serosa central, por diabetes e por hipertensão arterial. No recém-nascido é a retinopatia da prematuridade.

Retinopatia serosa central
Há elevação da retina sensorial na área central da visão por infiltração de um líquido seroso. Provoca diminuição e/ou distorção da visão e escotoma central. É, em geral, unilateral e o seu diagnóstico é feito pelo exame clínico do olho. É mais comum em homens entre os 25 e os 50 anos e geralmente associa-se ao stress.
Na maioria das vezes o tratamento é clínico (prognóstico de recuperação muito bom), sendo que em determinadas circunstâncias é realizada a fotocoagulação com laser.

Retinopatia por diabetes
São alterações na retina que acontecem após muitos anos de diabetes. Divide-se quanto à evolução em duas fases: não proliferativa (não existem vasos neoformados) e proliferativa (tem vasos neoformados). Estes vasos neoformados são anormais (fonte de hemorragias) e resultam de um estado de má nutrição da retina por alterações microvasculares. A intensidade dessas alterações depende do controlo da glicemia e de características hereditárias.
O comprometimento da visão varia com o estágio da retinopatia. Os doentes com diabetes precisam de ser acompanhados de perto (conforme cada caso o oftalmologista orienta a periodicidade) para que se faça o diagnóstico da fase da doença e o seu respectivo tratamento.

O tratamento geral é feito pelo controlo da glicemia e o local pela fotocoagulação com laser (quando indicada).

Retinopatia por hipertensão arterial
São alterações da retina por aumento da pressão arterial.
Os achados no exame de fundo de olho variam conforme a evolução da doença.
O tratamento e a prevenção da evolução da doença é o controlo da pressão arterial. O comprometimento da visão depende da intensidade da retinopatia (em geral não há sintomas de diminuição da visão).

Retinopatia da prematuridade
É um processo fibroso patológico que compromete a retina dos dois olhos da criança prematura. Está associada ao uso prolongado de oxigénio e ao baixo peso ao nascimento (as crianças prematuras com menos de 1.600 gramas são as mais vulneráveis.
Esta retinopatia apresenta 4 estágios de evolução, sendo que nos dois primeiros não é necessário tratamento. Embora na maioria dos casos não evolua para o chamado quarto estágio (descolamento da retina), é importante que estas crianças sejam acompanhadas por exame de fundo de olho para um rápido diagnóstico e tratamento imediato (Crioterapia ou Laser).

Depois desta lição tão extensa porque não descontrair um bocadinho? Aproveitem bem o vosso tempo livre... 
Deixo-vos uma pequena sugestão... Espero que gostem!





Bom fim-de-semana!
A SemSentido, 
Marta