Catarata

Olá pessoal! A primeira semana de aulas chegou ao fim e como sempre, é a mim que me compete informar-vos sobre um dos 5 Sentidos: a Visão.
Bom, no último post falei-vos da Conjuntivite. Hoje falar-vos-ei da Catarata, um problema oftalmológico muito conhecido.

Catarata: O que é?
É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, provoca a diminuição da visão e não tem melhoria, mesmo com o uso de óculos.

Como se adquire?
A catarata pode ser congénita ou adquirida (mais frequente).
As cataratas congénitas são aquelas que aparecem nas crianças e podem ser hereditárias ou por infecções (a rubéola, durante a gestação, é a causa mais frequente) ou ainda por distúrbios metabólicos (diabetes).

As cataratas adquiridas podem ter como causa: a idade (é a mais comum e é designada de "catarata senil"); o traumatismo; o uso de determinados medicamentos (os que possuem corticóides); as inflamações intra-oculares; as radiações e diversas doenças (a diabetes é a mais frequente).

Como se trata?
Quando não há melhoria satisfatória da visão com a correcção dos óculos, o tratamento da catarata é sempre cirúrgico. Esta cirurgia denomina-se de "facectomia" e é feito, sempre que possível, o implante de uma lente cujo objectivo é o de corrigir o grau necessário para uma visão normal ao longe.

Exames pré-operatórios determinam o grau da lente a ser implantada, bem como a melhor técnica a ser utilizada para a cirurgia. Na criança, quanto mais cedo for o tratamento, maior é a probabilidade de recuperar a visão e quando a catarata afecta somente um dos olhos deve ser feito um tratamento rigoroso para estimular a visão desse olho.

Agora mostro-vos algumas imagens que "ilustram" bem este problema oftalmológico.

Fontes: Grande Enciclopédia Médica "Saúde Da Família", V.11

Espero que tenham gostado e que tenham ficado esclarecidos acerca deste problema que pode afectar a nossa Visão.
Agora encontramo-nos na próxima Sexta para mais informações sobre outros problemas oftalmológicos.
Até lá, portem-se bem!
Bom fim-de-semana.
A SemSentido,
Marta