Brincando com os Sentidos :)

Olá,


Hoje vou falar de uma actividade que os SemSentido realizaram a 25 de Fevereiro de 2010 para a comunidade mais jovem, intitulada "Brincando com os sentidos".

Esta actividade estava dividida em cinco grupos: um por cada sentido e foi realizada na sala de aula da turma do 4ºA, da Escola Nº1 de Lamego.

Para cada sentido havia um desafio relacionado com o mesmo e cada grupo tinha uma tabela onde eram colocadas as pontuações. Assim, quando o desafio era superado o grupo recebia a pontuação máxima para esse desafio.

As actividades de cada sentido foram as seguintes:
Olfacto:
• Num recipiente foram colocadas duas substâncias com aromas diferentes para os participantes identificarem.

Audição:
• Num computador estão a passar vários sons e os participantes têm de descobrir as suas fontes.

Paladar:
• Os participantes tinham que identificar os 6 ingredientes de um bolo. Antes de tentarem identificar podiam provar o bolo.

Visão:
• Há várias roupas misturadas e os participantes de olhos vendados têm que construir a sua indumentária para o dia seguinte.

Tacto:
• Tentar escrever no computador sem mãos e num papel fazer um modelo de um desenho.


Os objectivos eram sensibilizar a comunidade mais jovem para as dificuldades que as pessoas com deficiência se deparam no seu dia-a-dia e divulgar a importância dos nossos sentidos.

As crianças adoraram esta iniciativa e gostavam que se repetisse mais vezes. Para que não esquecessem aquela manhã diferente elaborámos um livro onde se encontra a nossa apresentação, imagens e informação das actividades e o nosso agradecimento pela colaboração, empenho e entusiasmo.

Como toda a gente sabe, "é de pequenino que se torce o pepino" e por isso mesmo, é importante contar com as crianças quando se realiza alguma actividade de sensibilização.

Para a semana falarei de outra actividade realizada por nós, também de bastante sucesso. Até lá...

A SemSentido
Ana Sofia