Boas maneiras à mesa!

Olá caros amigos…

Hoje vou falar de uma coisa muito importante…vocês sabem as “Boas Maneiras à Mesa”?

Fazer um prato pequeno, sentar-se com postura, mastigar bem e devagar, comer com a boca fechada, não exagerar na bebida são dicas de etiqueta que não faltam num livro de boas maneiras. As lições de etiqueta são para quem quer aprender a ter elegância durante uma festa ou jantar. Mas, os bons modos servem para as festas e para nosso dia-a-dia também pois, trazem bons hábitos alimentares e muita saúde.
Não exagerar na quantidade, além de ser muito educado, é um bem ao organismo. Sempre achamos que podemos comer muito e de tudo. Podemos sim experimentar de tudo, mas em pequena quantidade para não ter que apelar para os digestivos depois das refeições.
 
Comer lentamente, deixar “o garfo descansar” enquanto mastigamos é um excelente hábito que previne uma má digestão e obesidade, pois enquanto saboreamos os alimentos o nosso corpo tem tempo para produzir os sucos digestivos na quantidade certa e consegue seleccionar aquilo que será aproveitado e o que será eliminado.

Comer com a boca aberta é um crime para professores de etiqueta. Para a saúde também é péssimo. Ao mastigar com a boca aberta engolimos ar o que provoca flatulência, má digestão e vontade constante de arrotar. O mesmo acontece quando exageramos na bebida junto com as refeições.

A postura pode ajudar ou estragar o trabalho do sistema digestivo. Aquela poltrona “confortável” do sofá que nos deixa com a coluna completamente torta é outro crime à boa digestão. Se a coluna vertebral está encurvada, por causa da poltrona ou da má postura causa alteração no tubo digestivo que sai de sua posição correcta. O estômago fica pressionado e a comida fica retida por mais tempo no órgão. Já com a coluna erecta, os órgãos da digestão estarão na posição correcta, facilitando a acção da gravidade em puxar a comida para baixo, completando o seu trajecto de forma natural.

Outra dica é a harmonia do ambiente, comer com calma e tranquilidade. Nada de conversar sobre problemas, comentar as notícias ruins do dia, crimes, assassinatos, contas para pagar... Esses factos causam stress e provocam a liberação de hormonas que alteram a digestão. Por isso, um bom ingrediente para todas as refeições é uma música agradável, contar boas notícias e, é claro, deixar a TV desligada. Os problemas serão resolvidos com mais facilidade se o almoço for bem digerido.

Agora já sabem o que têm que fazer na altura das refeições…
Aproveitem as dicas…
Até para a semana!
A SemSentido,
Tatiana