Telepatia

Olá,


Se bem se lembram, na semana passada falei-vos de parapsicologia. Hoje vou explicar-vos um caso particular da parapsicologia, a Telepatia.


Telepatia é definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informação acerca de pensamentos, sentimentos ou actividades de outra pessoa, sem o uso de meios de comunicação convencionais, como a  linguagem corporal ou sinais.


Embora muitas investigações sobre a telepatia tenham sido realizadas, incluindo por universidades respeitáveis nos Estados Unidos da América, a existência da telepatia não é aceite pela maioria dos cientistas. Mesmo com todas pesquisas e estudos as evidências existentes ainda não tem o peso suficiente para que seja aceite a existência deste fenómeno.


A telepatia é uma faculdade do ser humano , ou seja, todos somos capazes de desenvolver capacidades telepáticas. No entantó, é preciso praticar essa capacidade.
Para isso, convide uma pessoa para fazer os exercícios consigo, e desta forma ambos poderão treinar.


Em primeiro lugar, sentem.se confortavelmente. Depois respirem controladamente durante algum tempo, até se sentirem soltos, relaxados.


Agora só precisam de concentração e calma.
Cada um vai pensar num número, ou numa cor, ou até numa pessoa e o outro tentará adivinhar.


Estes exercícios realizados todos os dias ajudam a organizar a nossa mente para que seja mais fácil receber e transmitir pensamentos ou sentimentos.


Caso não tenham um parceiro com quem treinar podem entreter-se neste site, que é bastante interessante. Experimentem: http://kardini.fateback.com/telepatiav.htm


Agora deixo-vos mais uma experiência telepática:




Aproveitem bem para relaxar e Até para a Semana!
A SemSentido
Ana Sofia

Síndroma do Túnel Cárpico

10:51 by Os SemSentido 0 comentários
Olá malta!

O síndroma do túnel cárpico é um problema comum que afecta a mão e o punho. Esta situação ou síndroma, tem-se tornado o foco das atenções nos últimos anos dadas as indicações de que pode estar associado a actividades que requeiram actividades físicas repetitivas no uso das mãos. Na realidade, há muitas pessoas que desenvolvem esta patologia, sendo frequente entre informáticos e escritores devido ao tipo de tarefas manuais repetitivas que estes executam. O Síndroma do Túnel Cárpico (CTS) é uma patologia que se desenvolve quando o nervo mediano não se encontra em perfeito estado de funcionamento. Geralmente, isto ocorre devido a elevadas pressões que se fazem sentir sobre o nervo, ao longo do seu percurso através do túnel cárpico. O nervo mediano percorre o membro superior até à mão onde dá sensibilidade nervosa ao polegar.


Um dos primeiros sintomas do CTS é perda de sensibilidade na área de inervação do nervo mediano. Um dos sintomas mais comuns desta patologia é a perda do tacto nas mãos Rapidamente se segue pela dor nas mesmas áreas; esta pode ainda irradiar-se pelo braço até ao ombro e, por vezes, até ao pescoço. Se a patologia se desenvolver pode chegar-se à situação de perda de movimentos no dedo polegar, o que compromete a oponência – movimento fundamental para as actividades humanas.

O diagnóstico começa pelo relato do historial do paciente, seguido por um exame físico. A descrição dos sintomas dada pelo paciente e o exame físico são a parte mais importante do diagnóstico do CTS. Geralmente, os pacientes só acorrem ao médico quando acordam de noite com o braço inteiro “adormecido” e/ou com dores.

Em estado inicial do desenvolvimento do CTS, o simples uso de ligaduras renováveis pode por vezes fazer diminuir os sintomas, especialmente a perda de sensibilidade e a dor durante as noites. Estas ligaduras simplesmente mantêm o punho numa posição correcta anatomicamente. Medicamentos anti-inflamatórios podem também controlar os danos causados e reduzir os sintomas referidos. Se estes tratamentos mais simples não se revelarem eficazes, uma injecção de cortisona no interior do túnel cárpico pode ser recomendável. Este medicamento diminuirá a pressão das irritações causadas sobre a baínha sinovial tendinosa e pode aliviar temporariamente os sintomas.
Se todos os tratamentos anteriormente referidos falharem no controlo do desenvolvimento desta patologia, a intervenção cirúrgica talvez necessária para reduzir a pressão em torno do nervo mediano. Há vários tipos de intervenções cirúrgicas indicadas para aliviar a pressão no nervo mediano. As mais comuns são a tradicional cirurgia por incisão exploratória na zona lesada e a recente Endoscopia feita ao interior do túnel cárpico na qual se usa uma pequena incisão local e uma microcâmara TV para ajudar ao diagnóstico e posterior intervenção específica a cada situação observada.

Pessoas com diabetes, gota e artritís reumatóide são mais propensas para esta patologia, tal como o são pessoas que passam por experiências de alterações hormonais relacionadas com gravidez, menopausa e uso de pílulas anticoncepcionais.
Surpreendentemente, parece que até alcoólicos tem mais predisposição para contrair este síndroma.

Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael