Cuidado com os vossos ouvidos...

Olá caros amigos!
Bem, hoje vou falar-vos de alguns cuidados que devemos ter com os nossos ouvidos.
Como toda a gente sabe, hoje em dia existem os MP3’s e os MP4’s, que servem para uma pessoa ouvir as suas músicas preferidas em qualquer lado. O que nem toda a gente sabe é que os phones que são necessários para este efeito prejudicam muito o nosso aparelho auditivo, especialmente se a intensidade de som for relativamente elevada.
Para aquelas pessoas que gostam de ir a discotecas ou a sítios parecidos, deixo aqui um conselho: não permaneçam nestes lugares por muito tempo pois atrás do barulho vêm os problemas auditivos que se vão agravando e, por vezes, acabam mesmo por se tornar incómodos e irreversíveis.
É preciso, portanto, tomar os devidos cuidados. Proteger os nossos ouvidos significa agradar aos nossos corações e quem não tem cuidado agora terá de se cuidar um dia mais tarde.
Bom, e aqui vos deixo mais uma dica para ouvirem no fim-se-semana, mas não muito alto!



Até para a semana!



O SemSentido

A importância da visão...

20:22 by Os SemSentido 3 comentários
Olá pessoal!
O fim-de-semana foi bom? Espero bem que sim…
Bem como vocês já devem saber os olhos são os órgãos da visão, ou seja, da percepção da luz e portanto das formas e cores. “O aparelho visual dos animais superiores e sobretudo do Homem é um dos sistemas mais perfeitos e avançados que a evolução pôs a funcionar para se perceber o ambiente. Graças à visão, podemos mover-nos evitando os obstáculos, afastar-nos dos perigos, reconhecer os “amigos” e os “inimigos”. Enquanto outros animais confiam também em sentidos como o olfacto ou o ouvido, para o Homem, a visão é normalmente o principal canal de percepção do mundo exterior.”
No meu último post disse que a retina é constituída por dois tipos de células especializadas na captação da luz: cones e bastonetes. Os bastonetes são responsáveis pela visão com luz reduzida, como por exemplo de noite. Têm uma sensibilidade luminosa que é mais do dobro da dos cones, mas fornecem imagens a preto e branco e menos nítidas. Os cones são activos com luz forte e são sensíveis às cores.
A adaptação à claridade regula de forma involuntária a quantidade de luz que “chega” à retina. Na claridade a pupila diminui e no escuro a pupila aumenta para deixar entrar mais luz, como podemos ver nas fotos.

Bom... Para a semana há mais!

Estudem muito!

A SemSentido,
Marta