Olá malta,


Bem ouvimos muitas vezes falar das diferenças entre mulheres e homens. Pois bem, no olfacto será que também são diferentes? Será que a mulher tem o olfacto mais apurado que o homem?


As mulheres são mais sensíveis que os homens numa diversidade de cheiros. É possível que a hormona sexual feminina, estrogénio, seja responsável por esta diferença sensorial, pois à medida que os níveis aumentam ou diminuem durante o ciclo menstrual, a sensibilidade olfactiva da mulher varia no mesmo sentido.


A mulher é mais sensível aos cheiros durante a ovulação, quando os níveis de estrogénios são altos, e menos sensíveis durante a menstruação, em que eles são baixos.


Calcula-se que a mulher quando esta grávida é 2000 vezes menos sensível a odores do que quando não está.


Os apetites bizarros das mulheres grávidas e as estranhas combinações alimentares com que se deleitam poderão dever-se, pelo menos em parte, ao embotamento do olfacto durante a gravidez.


Este facto leva as mulheres grávidas a tolerarem alimentos invulgares e mesmo gostarem de sabores que antes achavam desagradáveis.
 
Esclarecidos? No meu próximo post dar-vos-ei mais curiosidades acerca deste sentido tão importante nas nossas vidas.. .
 
O SemSentido,
Alexandre

Comer bem devagar...

13:30 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos…

Já estamos no tempo de férias mas os SemSentido não param, e aqui estou eu para mais umas informações muito úteis…

Estava eu a fazer a minha pesquisa para a mensagem desta semana e encontrei uns artigos muito interessantes.

Todos sabemos que um dos grandes problemas de viver no século XXI é que o nosso quotidiano é uma grande correria. Deste o momento em que nos levantamos ao som de um irritante despertador até à bendita hora que a cabeça reencontra a almofada o tempo não pára. Pelo meio, e porque a barriga dá horas, devoramos “qualquer coisa” de pé ou à frente ao computador. Esta forma de “aspirar” os alimentos dará origem, mais tarde ou mais cedo, a um estilo de vida pouco saudável.

Com o simples e poderoso acto de comer mais devagar podemos começar a alterar esse estilo de vida altamente prejudicial para a nossa saúde. É difícil? Não! Bastam garfadas mais pequenas, mastigar muito devagar e durante mais tempo.

Ora aqui vão 5 bons motivos para comer mais devagar:
- Perder peso. São já vários os estudos a confirmar que só o simples acto de comer mais devagar consome menos calorias e pode-se perder até 9 quilos por ano. E sabes porquê? O nosso cérebro precisa de 20 minutos para registar a sensação de “barriga cheia”, ou seja, se comermos muito depressa vamos ultrapassar a barreira dos 20 minutos sem dar por ela, consumindo mais do que o necessário para nos sentirmos saciados. Se saborearmos os alimentos, teremos tempo para nos percebermos que estamos cheios.


-Desfrutar da comida. Se estivermos a “inalar” a comida como um aspirador, não temos hipótese nenhuma de saborear o sabor de cada alimento. Afinal de contas, qual será o prazer de comer uma fatia de cheesecake ou um hambúrguer suculento, se o vamos ingerir tão depressa que nem temos oportunidade de o apreciar? Se desfrutarmos dos nossos “pecados alimentares” em câmara lenta vamos poder concentrarmo-nos na explosão de sabores a vamos precisar de menos quantidade porque a qualidade é elevadíssima.


-Uma digestão melhor. Se comermos mais devagar vamos mastigar os alimentos melhor e isso irá reflectir-se na nossa digestão. Quanto mais trabalho tivermos na boca, menos terá o estômago, melhorando assim o nosso sistema digestivo.


-Menos stress. Quando estamos a comer devemos ter a televisão desligada, o telemóvel em silêncio, guardar a revista, fechar a porta e simplesmente desfrutar o momento. Temos todos a ganhar se experimentarmos.


-Dizer não ao “fast food”. Uma vida sempre a correr vai levar-nos à comida rápida e ao acto de a comer rapidamente. Temos que evitar as cadeias de “fast food” e escolher antes um bom restaurante, ou melhor, cozinhar uma bela refeição e gozá-la do princípio ao fim.


Depois dos meus “recadinhos” espero que tenham muito, muito, muito tempo para se dedicar a uma comidinha boa.
E por falar em comidinha boa aqui vai uma sugestão de uma PERNAS DE FRANGO TURCAS!

Tempo de Preparação: 10 Minutos
Tempo Total: 1 Hora e 40 Minutos
Preparação: Moderada
Ingredientes:
8 pernas de frango com ossos, sem pele e cortadas em quartos
1 colher de sopa de sumo de limão
200 ml de iogurte natural (magro)
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de chá de pimentão doce
½ colher de chá de hortelã
½ colher de chá de sal

Preparação:
Coloque as pernas de galinha numa tigela larga. Tempere com sumo de limão. Misture o iogurte, o alho, o gengibre, o pimentão doce, a hortelã e o sal numa tigela à parte. Cubra o frango com a mistura de iogurte e deixe no frigorífico a marinar por pelo menos 1 hora (aconselhamos 12 horas).
Pré-aqueça o forno a 200 graus e aloure a galinha (deite fora a marinada) por 15 minutos. Reduz a temperatura do forno para 180 graus e deixe a galinha cozinhar até ficar tenra, mais 15 minutos. A carne irá parecer avermelhada, mesmo no interior. Sirva imediatamente.


Para a semana esperem por mais uma receita deliciosa!!!
Boas férias!

A SemSentido,

Tatiana