Notícia:"Se não tem sexto sentido, implante-o"


Olá!!

            Hoje vou apresentar-vos uma notícia que fala sobre um protótipo do sexto sentido tecnológico, desenvolvido pelo MIT Media Lab.

            «As experiências do MIT Media Lab estão a correr tão bem, que até já se fala na possibilidade de transformar esta aplicação numa extensão de nós próprios através de implantes cerebrais.
            Um sexto sentido tecnológico está prestes a ajudar-nos a sentir o mundo que nos rodeia de uma forma mais completa. O protótipo já existe e é composto por uma câmara, um projector e um espelho, integrados num aparelho que se coloca ao pescoço, e comunica com um telemóvel com acesso à Internet, que o utilizador carrega no bolso. O sistema consegue reconhecer e interpretar o que vemos, dando-nos toda a informação sobre qualquer tipo de objecto, ajudando-nos por exemplo a tomar a decisão de compra acertada.
            "A razão que nos faz estar verdadeiramente empolgados com este aparelho é que pode mesmo funcionar como um sexto sentido tecnológico que nos dá informação relevante acerca do que está à nossa frente", garante a coordenadora deste projecto do MIT Media Lab, Pattie Maes.
            É através da câmara que o sistema reconhece os objectos e os gestos do utilizador que usa marcadores coloridos nos dedos. A imagem e os movimentos são processados, recorrendo a técnicas de visão baseadas em computador e, estes dados, são interpretados pelo software com a ajuda da internet. Toda a informação disponível é projectada no próprio objecto, transformando qualquer coisa numa superfície digital.
O génio por detrás deste protótipo, que aumenta a realidade acrescentando toda a informação disponível, é Pranav Mistry, um investigador do MIT Media Lab que quis trazer o mundo real para o mundo virtual, concebendo o seu próprio computador de última geração.
            As possibilidades deste protótipo são imensas e, algumas estão a gerar alguma controvérsia, como, por exemplo, a possibilidade da aplicação revelar informação de qualquer pessoa que esteja contida num blogue. Polémicas à parte, o céu, parece ser o limite deste sexto sentido tecnológico, já que Pattie Maes fala já numa futura versão em implantes cerebrais.»
19:41 Sexta-feira, 22 de Jan de 2010
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/se-nao-tem-sexto-sentido-implante-o-video=f558966
A SemSentido
Ana Sofia

0 Response to "Notícia:"Se não tem sexto sentido, implante-o""

Enviar um comentário