Os ecrãs tácteis são um tipo de ecrã sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado ou o rato. Os ecrãs funcionam também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.
A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Estes ecrãs são ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.
Há uma série de tipos de tecnologia utilizada na fabricação de telas sensíveis a toque. Por exemplo:
Resistivo: Um ecrã táctil resistivo é composto de várias camadas. As mais importantes são dois finos metálicos electricamente condutivos e resistivas camadas separadas por finos espaço.
Capacitivo: Um ecrã táctil capacitivo consiste num sensor feito de um reticulado de micro fios laminados entre duas camadas de vidro.
Existem vários tipos de ecrãs tácteis e a sua construção é complexa. No entanto, todos eles têm a mesma função: registar a mudança da corrente elétrica que flui através do display, quando um usuário toca a superfície
Os ecrãs multi-tácteis consistem em ecrãs tácteis que reconhecem múltiplos contactos simultaneamente, possibilitando uma manipulação natural do sistema através das mãos (ou outros dispositivos de toque) dos utilizadores. Esta tecnologia permite ainda que uma aplicação seja utilizada colaborativamente por vários utilizadores, em simultâneo.
Hoje em dia as empresas investem cada vez mais nesta tecnologia, que está presente em telemóveis, computadores, leitores mp4, televisões, mesas tácteis, etc. O uso desta tecnologia é cada vez maior devido ao rapido manuseamento dos aparelhos tácteis, para além de dispensar o uso de dispositivos de entrada de dados, como o rato e o teclado.
Para acabar, vejam esta cena do filme 007 Quantum of Solace
Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael
Enviar um comentário