Olá pessoal!
O fim-de-semana foi bom? Espero bem que sim…
Bem como vocês já devem saber os olhos são os órgãos da visão, ou seja, da percepção da luz e portanto das formas e cores. “O aparelho visual dos animais superiores e sobretudo do Homem é um dos sistemas mais perfeitos e avançados que a evolução pôs a funcionar para se perceber o ambiente. Graças à visão, podemos mover-nos evitando os obstáculos, afastar-nos dos perigos, reconhecer os “amigos” e os “inimigos”. Enquanto outros animais confiam também em sentidos como o olfacto ou o ouvido, para o Homem, a visão é normalmente o principal canal de percepção do mundo exterior.”
No meu último post disse que a retina é constituída por dois tipos de células especializadas na captação da luz: cones e bastonetes. Os bastonetes são responsáveis pela visão com luz reduzida, como por exemplo de noite. Têm uma sensibilidade luminosa que é mais do dobro da dos cones, mas fornecem imagens a preto e branco e menos nítidas. Os cones são activos com luz forte e são sensíveis às cores.
A adaptação à claridade regula de forma involuntária a quantidade de luz que “chega” à retina. Na claridade a pupila diminui e no escuro a pupila aumenta para deixar entrar mais luz, como podemos ver nas fotos.
Bom... Para a semana há mais!
Estudem muito!
A SemSentido,
Marta
18 de março de 2010 às 03:31
Olá minha linda!
está fantástico...:)
espero que o vosso blog tenha muito sucesso
bjos
Andreia
19 de março de 2010 às 12:41
Oi oi...
Sou eu !!! xD
Bem, eu nunca dei muito importancia há minha visao quando não usava óculos mas entretanto soube o quanto é importante ....
Porque como diz António Variações "Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!" e tem toda a razão se não cuidarmos do nosso corpo ele fica doente...e talvez depois não tenha cura..
Digo'te...amei o vosso blog...
continuem assim =)
Ana Isabel =)
19 de março de 2010 às 13:49
bom coube a mim comentar o teu blog!!!
esta muito fixe....um assunto muito interesant, continuem assim!!
bjs
Macrofago
p.s: ja vos adicionei na minha lista de blogues.