O mito de Cassandra

Olá!

Hoje vou contar-vos uma história bastante conhecida, passada na Grécia antiga. Este mito está relacionado com a crença na existência de pessoas capazes de prever factos futuros.

Cassandra e o seu irmão gémeo, Heleno, ainda crianças, foram ao Templo de Apolo brincar. Os gémeos brincaram até ficar demasiado tarde para voltarem para casa, e assim, foi-lhes arranjada uma cama no interior do templo. Na manhã seguinte, a ama encontrou as crianças ainda a dormir, enquanto duas serpentes passavam a língua pelas suas orelhas, mas as crianças permaneceram ilesas. Após este acontecimento, os ouvidos dos gémeos tornaram-se tão sensíveis que lhes permitiam escutar as vozes dos deuses.
Cassandra tornou-se uma jovem de magnífica beleza, devota servidora de Apolo. Tanto se dedicou ao seu Deus que ele se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões.
Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.
A falta de credibilidade das previsões e profecias de Cassandra levou à destruição de Tróia.
Mais tarde, a profetisa seria assassinada.
Como puderam ver, esta crença já vem de tempos antigos.
Neste caso, estes “poderes” foram oferecidos por um Deus, no entanto, acredita-se que a mente humana possua, naturalmente, esta e outras capacidades que necessitam apenas de ser desenvolvidas.

Para a semana, falarei mais sobre este assunto.
Até lá, deixo-vos o trailler de um filme, que retrata uma parte da história que vos contei.




A SemSentido,
Ana Sofia

0 Response to "O mito de Cassandra"

Enviar um comentário