O Chocolate...

Olá amigos…
Confesso que escrever esta mensagem me deu muito prazer…e vai ser bem docinha…
O tema de hoje é o chocolate. Nada melhor que um bom chocolate para tornar o nosso dia bem docinho.
O chocolate é um alimento consumido por adultos, jovens e crianças de todo o mundo, cujo componente principal é o cacau. Este provém do cacaueiro, árvore que se desenvolve em florestas tropicais chuvosas.
Há uma grande variedade de chocolates: amargo, de leite, branco, em barra, em pó, dietético, chocolate com frutas secas, amêndoas, flocos de milho, recheios, em barra, bombons. 
Ficha da planta
Nome científico: Theobroma cacao (em latim, Theobroma significa «alimento dos Deuses»)
Nomes populares: cacaueiro, árvore-da-vida


A sua origem remonta a 1.500 A.C., segundo registos há estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento, e era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.
De tão valorizadas que eram, as sementes de cacau viraram moeda corrente, e eram usadas como meio de troca. Historicamente, foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, aquando da sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado favas de cacau para o rei Fernando II, sementes estas, que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.

Há mais de três mil anos que o chocolate está presente na vida do homem.
Embora sendo um alimento calórico, a ingestão de chocolate pode trazer muitos benefícios, como é o caso do controlo da diabetes e da tensão arterial.
Aqui estão alguns dos benefícios do chocolate:
Tem bons nutrientes

O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.


Reduz o colesterol
Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.


Deixa-o feliz
A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau.
Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.


Torna os bebés alegres
Um estudo finlandês da Universidade de Helsínquia acompanhou um grupo de grávidas que comia chocolate diariamente durante a gestação. No final, foi registado um impacto positivo no comportamento do bebé e nas futuras mães.
Seis meses depois do parto, as mulheres apresentavam ainda reacções mais positivas como rir e divertir-se com os filhos.
O estudo, publicado na revista New Scientist, refere ainda que os bebés das mães consumidoras de chocolate revelaram menos medo perante situações novas.


Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse.

Estes benefícios só estão presentes se o chocolate for tomado em doses correctas.
Já têm bons motivos para adoçar mais vezes o vosso dia…
Até para a semana.
A SemSentido,
Tatiana



0 Response to "O Chocolate..."

Enviar um comentário