As cócegas

Olá pessoal!

Bem, certamente vocês já se perguntaram a si mesmos porque é que nós temos cócegas.
Diversas teorias tentam explicar o que são as cócegas e a mais aceita recentemente pelos cientistas é a de que as cócegas são um processo neurológico e físico do corpo humano e consistem num sistema de autodefesa do nosso corpo. Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente realizando movimentos involutarios. Ao receber as cócegas, o nosso corpo acaba reagindo com espasmos e riso convulso. Elas não são uma característica exclusiva dos seres humanos, sendo observadas na maioria dos animais vertebrados. As cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, os macacos, que também fazem cócegas uns aos outros, como uma forma de estreitar as relações entre si.

Em 1897 dois cientistas, G. Stanley Hall e Arthur Alley, distinguiram dois diferentes tipos de cócegas: Knismesis e gargalesis.
A knismesis é uma sensação induzida por um toque muito leve sobre a pele. Este tipo de cócegas não provoca risadas, requer baixos níveis de estímulo táctil e pode ser provocado também por objectos como uma pluma ou mesmo por descargas eléctricas de baixa voltagem. Pode ser induzido ainda pela presença, sobre a pele, de insectos ou outros pequenos artrópodes. Por isso, foi sugerido que possa ter se desenvolvido nos vertebrados como mecanismo de protecção contra os parasitas. A knismesis pode ser observada em várias espécies de animais superiores.
A gargalesis é desencadeada por uma moderada e repetida pressão sobre determinadas partes do corpo, provocando risadas e movimentos involuntários. Este tipo de reacção só foi observado no homem e em alguns outros primatas e é considerado como um mecanismo com implicações psicológicas e sociais mais que fisiológico.

As cócegas são movimentos involuntários do nosso corpo. No entanto, quando fazemos cócegas a nós próprios, o cerebelo consegue prever esses movimentos controlando a reacção do organismo. Assim, é possível provocar knismesis em si mesmo tocando-se a própria pele, mas a gargalesis só pode ser provocada pelo contacto de uma outra pessoa.


Por hoje é tudo. Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

0 Response to "As cócegas"

Enviar um comentário