A Fome...

Olá caros amigos!
Então como correu essa Páscoa? Espero que muito bem, com muitos ovinhos de chocolate…
Pelo título desta mensagem já repararam que o tema de hoje é a Fome!
O mecanismo da fome é controlado por um sistema complexo de comunicação entre diversas proteínas libertadas pelo aparelho digestivo e envolve mais de 250 genes herdados dos nossos pais.
Com o objectivo de manter o equilíbrio energético do organismo, cada um desses genes vais produzir uma determinada proteína.

Esta regulação é tão precisa que por exemplo se uma pessoa ingerir 120kcal a mais do que as suas necessidades energéticas por dia, passados dez anos terá engordado 50kg.

Mas vamos lá perceber o que acontece para nós termos fome…
O estômago é um importante regulador do apetite. Quando está vazio, há a libertação de grelina, uma hormona que vai actuar no cérebro e dispara a sensação de fome. Esta sensação vai diminuindo à medida de comemos pois a libertação de grelina também diminui.
A passagem dos alimentos para os intestinos provoca a libertação de outra hormona, representada pela sigla PYY, que também vai actuar no cérebro, activando o centro de saciedade e provocando a perda de apetite.
Podemos concluir então que o balanço estabelecido entre essas duas hormonas, grelina e PYY, indica quando se deve iniciar ou terminar uma refeição.

Mas tudo vai depender do tipo de alimento digerido… Por exemplo, glícidos(hidratos de carbono) simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes de os intestinos libertarem a hormona PYY, inibidora da fome. Então, esses glícidos absorvidos vão-se transformar em gordura.

Se bem se lembram, já deixei uma receita de uma boa sopa, de uma prato de carne e hoje é a vez da sobremesa…
Ora e que tal uma gelatina de maçã com passas?
Aqui vai…

Ingredientes (para 10 pessoas):
• 2 kg de maçã Royal Gala (ou outra qualidade docinha)
• Sumo de 2 limões
• 5 colheres de sopa de sultanas (sem grainha)
• 1 colher de sopa (cheia) de alga agar-agar

Preparação:
• 1º Descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Coloque num tacho e regue com o sumo de limão. Leve o tacho ao lume, em fogo alto e, quando a maçã começar a libertar alguma água, reduza o lume e tape. Vá mexendo frequentemente.
• 2º Quando sentir que os pedaços de maçã começam a ficar bem cozidos e a desfazer-se, acrescente as sultanas. Com a ajuda de uma colher de pau desfaça a maçã para que encontre apenas pequenos pedaços na gelatina pronta.
• 3º Acrescente cerca de 2,5-3 dl de água ao puré, deixe levantar fervura e, nessa altura, junte o agar-agar. Mexa e deixe ferver durante 5-7 minutos.
• 4º Coloque num recipiente (com cerca de 5 cm de altura para poder mais tarde cortar em fatias) e deixe arrefecer. Quando estiver morno leve ao frigorífico (para dar consistência).


Até para a semana!

A SemSentido,
Tatiana

0 Response to "A Fome..."

Enviar um comentário