Boa noite caros amigos!!! O ano lectivo está a acabar e a minha missão também... Este vai ser um dos últimos posts e como tal, escolhi um tema muito interessante para tratar hoje: "Os cegos sonham com imagens?"
Para perceberem melhor o assunto deixo-vos alguns depoimentos de pessoas cegas.
Gustavo Adolfo, 40 anos. Cego desde os 7 anos.
Em meu primeiro sonho, que eu me lembre, em que não podia mais ver, eu estava em um colégio que fica no distrito de Barranco. Eu caminhava em seus ambientes, estranhos para mim.
Fernando Montez, 29 anos. Cego desde os 9 meses de nascido, com cegueira total.
Em meus sonhos nunca vejo, mas posso escutar, falar, inclusive cheirar. Assim mesmo, muito poucas vezes sonho que caminho na rua com a bengala, embora, na vida real, eu o faça muitas vezes. Algumas vezes sonho que converso ou me dirijo a pessoas cujas vozes, em realidade, nunca escutei antes. Por exemplo: sonhei que conversava com uma menina e, como é óbvio, ouvia sua voz. Entretanto, nunca a escutara falar na vida real, embora a tenham descrito para mim. Certa ocasião, lendo um famoso romance, sonhei que falava com uma mulher, uma das personagens da obra e, apesar de ser um personagem totalmente fictício, no sonho pude ouvir sua voz.
Outra vez sonhei que me encontrava na praia com umas amigas que só conhecia no sonho. Eu conversava com elas contente quando veio uma onda gigantesca, mas antes que esta onda chegasse até a mim, fui levantado no ar por uma ventania: pude sentir (tacto) claramente como aquele forte vento me levantava. Permaneci no ar durante uns 7 a 10 segundos, quando caí lentamente além de um pequeno muro que estava perto da praia, onde se encontravam minhas amigas, que comentavam, de forma breve, o que eu havia passado. Logo segui falando com elas, feliz e ileso.
Charo Galarza, 33 anos. Cega desde os 2 anos.
Espero que tenham gostado... Para a semana trago-vos mais informações interessantes!!
Bom fim-de-semana.
A SemSentido,
Marta