Hipersensibilidade auditiva

Olá caros amigos!

Hoje vou falar-vos de um problema relacionado com a audição que é muito pouco conhecido: a hipersensibilidade auditiva.

Alguns indivíduos apresentam uma sensibilidade auditiva excessiva que os tornam intolerantes a certos sons, mesmo em níveis baixos de pressão sonora. Quando em grau elevado, a hipersensibilidade a sons pode ter efeitos devastadores na qualidade de vida de uma pessoa. Qualquer atividade diária com um mínimo de exposição sonora pode ser afetada ou até impossibilitada pela hipersensibilidade, como por exemplo: trabalho, vida social (restaurantes, concertos, cinema), compras, eventos esportivos, dirigir, afazeres domésticos, cuidar de crianças, ir a igreja e outros. 
Como eu já disse, a hipersensibilidade a sons é pouco conhecida e chega até a ser desvalorizada por grande parte dos médicos e fonoaudiólogos e, neste caso, o maior prejudicado é o paciente. Não existem dados sobre a prevalência de hipersensibilidade a sons na população geral e ainda são poucas as pesquisas sobre sua ocorrência  em associação com o zumbido ou a perda auditiva. 
Existem diversos tipos de hipersensibilidade auditiva:

- A HIPERACUSIA que é a tolerância reduzida a sons, mesmo em intensidade moderada. Neste caso o indivíduo apresenta uma reação intensa e anormal das vias auditivas a sons comuns do meio ambiente, como o som de abrir e fechar uma janela, o som de uma torneira aberta, do funcionamento do computador, do tilintar do garfo no prato, por exemplo, devido a uma alteração no processamento auditivo central. Os limiares de audição não diferem dos limiares de indivíduos normais e, ao contrário do que sugere o nome, indivíduos com hiperacusia não ouvem mais que outras pessoas com audição normal;

- A MISOFONIA que é a resposta emocional ou condicionada associada a aversão ou desprazer à exposição a alguns tipos de som. Ocorre uma reação desproporcional do sistema límbico e do sistema nervoso autônomo sem que tenha ocorrido uma ativação intensa anormal do sistema auditivo, em decorrência de um aumento na conexão entre os sistemas auditivo e límbico. É interessante observar que nestes casos o indivíduo pode relatar total aversão à música da boate que fica ao lado de sua casa mas gostar de ouvir música em casa, por exemplo;

- A FONOFOBIA que é o medo da exposição sonora;

Apesar de serem pouco conhecidas, as hipersensibilidades podem ser tratadas com o método que promove a habituação do zumbido, a Terapia de Habituação do Zumbido.

Mas para aqueles que não sofrem desta doença e que gostam de disfrutar de uma boa música, aqui deixo uma dica para o fim-de-semana!





Até para a semana!
O SemSentido
 

Estrabismo

11:01 by Os SemSentido 0 comentários
Olá caros visitantes! 
Hoje é a minha vez de vos informar acerca do Estrabismo, um problema oftalmológico que consiste na perda do paralelismo entre os olhos.
A forma mais comum é o desvio convergente (desvio de um dos olhos para dentro) mas também podem ocorrer desvios divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).

Os estrabismos podem apresentar-se de três maneiras:
  • constantes, em que o desvio dos olhos é constantemente observado. Designam-se de monoculares quando é sempre o mesmo olho que se desvia e de alternantes quando se desvia ora um, ora outro;
  • intermitentes: ora os olhos estão alinhados ora estão desviados (mais frequente nos estrabismos divergentes);
  • latentes: só são verificados com testes ao exame de motilidade ocular. 
As consequências e os sintomas do estrabismo variam com a idade em que aparece e com a maneira como se manifesta.
A visão desenvolve-se essencialmente nos primeiros 6 anos de vida.
Os estrabismos que aparecem antes dos 6 anos de idade possuem um mecanismo de adaptação que faz com que haja supressão da imagem que cai no olho desviadoe então a criança ou o adulto que ficou estrábico dentro deste período não apresenta visão dupla.

Nestes casos, se o desvio aparece no mesmo olho, vai haver uma diminuição da visão (ambliopia) do olho desviado.
Em qualquer idade, as pessoas com estrabismos latentes queixar-se-ão de cefaleias pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados, porque em situação de desvio há visão dupla.

Uma das consequências importantes do estrabismo é o torcicolo (também designados de torcicolos oculares), ou seja, a criança, para usar melhor os dois olhos a criança gira e inclina a cabeça para uma dada posição.

Os estrabismos apresentam um carácter hereditário irregular, isto é, podem aparecer em gerações de forma alternada.
Outros estrabismos são secundários a algumas doenças como a diabetes, o hipertiroidismo, afecções neurológicas.

Para corrigir os estrabismos recorre-se ao uso de óculos ou à cirurgia.
Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com o uso de óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir.
Designam-se de estrabismos acomodativos aqueles que se corrigem com o uso de óculos (estão relacionados, em geral, à necessidade de correcção do grau de hipermetropia.

Apenas os desvios latentes e os intermitentes pequenos é que são passíveis de serem auxiliados po exercícios chamados ortópticos.

Os doentes estrábicos devem ser examinados pelo especialista logo que haja suspeita de desvio ocular, uma vez que a perda de visão está implicada e além disso, o estrabismo pode ser a manifestação de outras doenças.
Fonte: Grande Enciclopédia Médica "Saúde da Família", V.11

Depois desta explicação tão extensa, deixo-vos uma imagem que ilustra bem esta doença.



Bem, espero que a minha missão tenha sido cumprida! Bom fim-de-semana.
A SemSentido,
Marta

Parapsicologia

Olá,

Talvez já se tenham  perguntado se existe alguma ciência que estuda os fenómenos paranormais que eu muitas vezes aqui relato.
Pois bem, hoje vou esclarecer-vos quanto a esse assunto.
A Parapsicologia é o estudo de fenómenos de ordem psíquica habitualmente conhecidos como paranormais. Apesar das causas não estarem bem esclarecidas, as investigações continuam para que haja uma melhor compreensão deste fenómeno.

Os fenómenos aparentemente inexplicáveis produzidos pela mente são então estudados pela parapsicologia e denominados fenómenos parapsicológicos. Estes são exteriorizados pelo subconsciente através de um dos cinco sentidos ou até mesmo através da nossa própria energia gerando casos como a telepatia, clarividência, adivinhação, psicocinesia, desdobramentos, possessões...


O cérebro comanda todo o nosso corpo e dá forma à nossa mente que dirige a vida, a nossa inteligência e a nossa sabedoria. A mente é um ente abstracto e imaterial que foi, durante séculos, denominado por alma, com o avançar da ciência este termo foi substituído pelo termo psi.


O cérebro aloja a mente de uma forma muito misteriosa mas sabe-se que esta relaciona diferentes zonas do cérebro e que estas relações são a causa de fenómenos conscientes ou inconscientes, psicológicos ou parapsicológicos que ultrapassam os limites físicos do próprio organismo. “Manifestação psi” é um termo para designar fenómenos paranormais, que podem ser para-físicos ou para-psíquicos.

Os fenómenos para-psíquicos são a demonstração de que o homem consegue transmitir e receber imagens ou emoções para além do corpo ou até entrar em contacto com os seus semelhantes através da mente. Os fenómenos para-físicos são aqueles que actuam no que é palpável desafiando as leis da física, são causadores de movimentes inexplicáveis de objectos, de ruídos sem origem desconhecida, de luzes acesas ou apagadas sem motivo aparente, pode levar ao aparecimento de fantasmas e criar a sensação de casas assombradas.

Bem, deu para perceber que o nosso cérebro nos leva a fazer coisas fantásticas. De facto o ser humano usa apenas uma pequena parte do cérebro. No entanto, algumas pessoas dizem conseguir realizar alguns dos fenómenos acima descritos, talvez porque rentabilizam um pouco melhor a sua "máquina".

Nas próximas semanas irei falar sobre alguns fenómenos parapsicológicos, para todos ficarmos mais esclarecidos quanto às potencialidades do ser humano.

Agora para descontrair, vou mostrar um vídeo para se rirem um bocadinho.

Até para a semana!!



A SemSentido
Ana Sofia


Ecrãs tácteis

12:18 by Os SemSentido 0 comentários
Os ecrãs tácteis são um tipo de ecrã sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado ou o rato. Os ecrãs funcionam também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Estes ecrãs são ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

Há uma série de tipos de tecnologia utilizada na fabricação de telas sensíveis a toque. Por exemplo:
 

  • Resistivo: Um ecrã táctil resistivo é composto de várias camadas. As mais importantes são dois finos metálicos electricamente condutivos e resistivas camadas separadas por finos espaço.

  • Capacitivo: Um ecrã táctil capacitivo consiste num sensor feito de um reticulado de micro fios laminados entre duas camadas de vidro.
Existem vários tipos de ecrãs tácteis e a sua construção é complexa. No entanto, todos eles têm a mesma função: registar a mudança da corrente elétrica que flui através do display, quando um usuário toca a superfície 

Os ecrãs multi-tácteis consistem em ecrãs tácteis que reconhecem múltiplos contactos simultaneamente, possibilitando uma manipulação natural do sistema através das mãos (ou outros dispositivos de toque) dos utilizadores. Esta tecnologia permite ainda que uma aplicação seja utilizada colaborativamente por vários utilizadores, em simultâneo.

Hoje em dia as empresas investem cada vez mais nesta tecnologia, que está presente em telemóveis, computadores, leitores mp4, televisões, mesas tácteis, etc. O uso desta tecnologia é cada vez maior devido ao rapido manuseamento dos aparelhos tácteis, para além de dispensar o uso de dispositivos de entrada de dados, como o rato e o teclado.

Para acabar, vejam esta cena do filme 007 Quantum of Solace








Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

Perfumes...O que são?


Boas malta,

Chegou mais uma semaninha e como o prometido é devido cá estou eu para vou enriquecer os conhecimentos.

Bem esta semana o tema vão ser os perfumes. Utilizamos todos os dias perfumes e será que sabemos o que estamos a usar? O que é então um perfume?

Bem, perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, e agua, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.
Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.
Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.
A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.
Para a semana há mais pessoa. Espero que tenham uma boa semana. Fiquem bem.

O SemSentido,
Alexandre


DELICIOSAS SOBREMESAS!

01:52 by Os SemSentido 0 comentários
Para os gulosos:
Se bem se lembram a minha última mensagem foi sobre o “chocolate”. Há uma grande variedade de chocolate, de diferentes formas e “cozinhado” de diferentes maneiras. Se forem tão gulosos quanto eu vão gostar da mensagem de hoje. E que tal umas receitas de umas ÓPTIMAS sobremesas onde o chocolate dá um toque muito especial?

BRIGADEIRO

Ingredientes:
Brigadeiro:
Ovo: 7
Açúcar: 7 colheres de sopa
Chocolate em pó: 10 colheres de sopa
Margarina: 3 colheres de sopa
Óleo: 3 colheres de sopa
Fermento em pó: 1 colher de sopa
Coco ralado: 50 gr
Chocolate granulado: 50 gr
Manteiga: q.b.
Farinha de trigo: q.b.

Cobertura:
Leite condensado: 1 lata
Leite: 1/2 lata
Chocolate em pó: 5 colheres de sopa
Manteiga: 1 colher de sopa

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma forma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
No liquidificador, bata todos os ingredientes, excepto o chocolate granulado, até obter uma massa homogénea.
Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa, prepare a cobertura (veja a receita abaixo). Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da forma e deixe esfriar.
Para desenformar, coloque um prato por cima da forma e vire de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

Cobertura:
Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao lume alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, baixe o lume e mexa até o brigadeiro se soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o lume e deixe arrefecer.


MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes:
Açúcar: 125 g
Chocolate: 125 g
Manteiga sem sal: 125 g
Ovo: 4

Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar e juntam-se-lhes a manteiga, que se vai desfazendo com a colher, a pouco e pouco. Desfaz-se o chocolate em banho-maria e junta-se ao açúcar e à manteiga. Depois de bem misturado, juntam-se-lhes as claras batidas em castelo. Bate-se tudo até estar bem ligado. Sendo possível, serve-se gelada.

MUFFINS DE CHOCOLATE…

Ingredientes:
Farinha: 1 1/4 de chávena
Ovos: 2
cacau: 1/4 de chávena
Fermento em pó: 2 colheres (de chá)
Adoçante líquido: 1 colher (de chá)
Leite magro: 3/4 de chávena

Preparação:
A farinha, o cacau e o fermento devem ser peneirados para uma tigela. Mistura-se, batendo, os ovos, o adoçante e o leite. Adiciona-se esta mistura aos ingredientes peneirados. Devem ficar uma massa homogénea e bem ligada.
A mistura é, então, dividida em pequenas formas, untadas com margarina.
As formas devem ser cheias até 3/4 da sua capacidade.
O preparo vai, então, ao forno durante 15 minutos à temperatura de 190ºC.
Se os muffins se apresentarem com um aspecto cozido antes deste tempo devem ser retirados do forno.

E para terminar uma sobremesa bem fresquinha e mais saudável…

MORANGOS COM CHOCOLATE…

Ingredientes:
Morango: 12 médios
Chocolate negro: 100 g com mais de 70% de cacau

Preparação:
Derreta o chocolate em banho-maria. Espete um palito em cada morango e mergulhe os morangos no chocolate quente.
Leve ao frigorífico até servir.
Em alternativa pode usar chocolate branco ou chocolate de leite.


Espero que tenham gostado!

A SemSentido,
Tatiana





Descolamento da retina

Olá amigos!
A semana foi boa? Espero bem que sim... Como já devem ter reparado o tema deste post é o descolamento da retina.

O que é?
Como o próprio nome indica, o descolamento da retina é a separação de duas camadas da retina quando a parte sensorial (relacionada com a visão) se separa da camada pigmentada da retina, que é o epitélio pigmentar (relacionada com a nutrição da retina sensorial).

Como se adquire?
Os descolamentos da retina podem ter várias causas, como por exemplo:
  • rupturas na retina (podem estar associados a traumatismos ou não);
  • tumores ou doenças inflamatórias;
  • doenças que fazem com que haja deslocamento do vítreo (gelatina que existe dentro do olho) sobre a retina). 
Quais os sintomas?
Os sintomas e as possibilidades de recuperação da visão variam com a causa, localização e o tamanho da área descolada.

Alguns sintomas exigem um exame da retina (apesar de não serem exclusivos do descolamento da retina), tais como: percepção de flashes de luz, visão de corpos flutuantes e/ou perda de algum campo de visão.

Qual é o tratamento?
Os descolamentos da retina não tratados evoluem para a perda de visão.
O tipo de tratamento depende da causa e da extensão do descolamento, podendo ser só a aplicação de laser ou cirurgia.

Fonte: Grande Enciclopédia Médica "Saúde da Família", V.11

Bem, espero que o essencial tenha ficado retido na vossa memória!
E não se esqueçam: cuidem muito bem da vossa saúde e em especial da vossa Visão.
Agora deixo-vos uma pequena sugestão: quando os estudos estiverem bem encaminhados aproveitem para relaxar e ver um bom filme.
Vejam o Trailer!




Bom fim-de-semana!
A SemSentido, 
Marta

O que significam os sonhos?

Olá caros visitantes,


Hoje vou fazer de bruxinha. Não vou lançar nenhum feitiço, vou antes revelar o significado dos sonhos. É claro que não vou poder ir de encontro aos sonhos de toda a gente, mas de certeza que se vão lembrar de coisas com que já sonharam e só agora vão perceber o que queriam dizer.


Para começar, os sonhos estão divididos em categorias:
Sonhos criativos: Pessoas que têm sonhos criativos representam os seus sonhos através da pintura ou mesmo através de livros.
Sonhos lúcidos: A pessoa sabe que está a sonhar e consegue controlar o que está a acontencer como se estivesse a realizar um filme. Essas pessoas conseguem encontrar-se com outras pessoas pelo seus sonhos e depois quando acordam, descobrem que a pessoa com quem sonharam teve o mesmo sonho.
Pesadelos: Sonhar com monstros, fantasmas significa que a pessoa está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Se a pessoa sonhou que está presa num lugar, isso significa que está presa a uma situação na vida real.
Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está a sonhar alega que certos eventos irão acontecer no futuro.
Sonhos repetitivos: Se a pessoa sonha com a mesma coisa mais que uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está a preocupá-la na vida real.
Sonhos sensuais: Todos nós sonhamos sobre sexualidade, especialmente quando estamos a passar pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer estágio de nossas vidas.


Agora que estão um pouco mais esclarecidos vou continuar, explicando o significado de alguns elementos com que possamos sonhar.


ABELHAS: quando as abelhas estão atarefadas, é sinal de lucros. Se elas zumbem, é sinal de preocupações de ordem intelectual. Quando elas picam, sofrerá ciúmes dos seus colegas. Se o sonhador as apanha, pode aguardar um êxito. Vê-las entrar na colméia, anuncia boas notícias. Quando se mata uma abelha, a sua situação será ameaçada. Se estão a voar, surgirá uma amizade nova e duradoura. Sonhar com o enxame significa fertilidade, progressão, promoção no trabalho, sorte. Ser picado é um aviso para que tenha cuidado com o inesperado em tudo que fizer, é um sinal de traição.


ABRAÇO: abraçar amigos significa que acontecerão algumas discussões com familiares. Se for abraçado por desconhecidos, recuse convites de festas para os próximos dois dias. Ao abraçar o sexo oposto terá sorte no jogo.


SEREIA: é um sonho muito auspicioso, pois indica- notícias felizes, amor correspondido, dificuldades superadas, reconciliação entre casais.


SANGUE: beber sangue pressagia a morte dos inimigos. Vomitar sangue anuncia ao pobre que ele receberá dinheiro em abundância. Se o sangue está estragado, deve- se temer uma doença. Se ele corre para o chão, é morte de um filho. Ver- se a sangrar em abundância também é sinal de que receberá um presente valioso. Sangrar um animal, significa que enriquecerá rapidamente e sua saúde passará por uma melhora considerável. Ver sangue em qualquer circunstância revela amigos traiçoeiros, infelicidade conjugal, aborrecimentos com dinheiro.


MAR: ver um mar tranquilo e transparente é sinal de felicidade e bons negócios. Agitado e turvo, faz-se prever aborrecimentos e dor. Deixar- se submergir pelo mar prova que se deixa transbordar na existência. As águas do mar refletem um desejo de libertação inconsciente, cuja profundeza corresponde à profundeza do mar. Navegar num mar corresponde a um desejo de aventura. Uma tempestade é sinal de inquietação. E ver-se afogando no mar trata-se de um desejo de se desembaraçar de aborrecimentos. Como o mar representa travessias, sonhos com ele podem representar um desejo de renovação.


MORTE: os sonhos deste tipo não anunciam a morte física, só afirmam que alguma coisa morreu, que algo desaparece. Pode se tratar de uma relação, um amor, uma amizade ou simplesmente uma qualidade ou defeito, algo íntimo e pessoal que só nós conhecemos. São estranhíssimas as ocasiões em que podemos perceber a morte física de outra pessoa.
 
RAIO: um raio visto em sonhos, para um viajante, anuncia sua próxima volta ao lar, mas quando cair em nossa casa, anuncia um infortúnio, perda de situação, ou a morte de um membro da família. Ser ferido por um raio é o indício de uma renovação. Muitos consideram ser a chegada de um amor súbito e irresistível. É um prenúncio de boa sorte, indicando mudanças de residência; mudança de emprego com aumento de salário; coisas que há muito tempo desejávamos e que se concretizarão rapidamente.
 
TÁXI: Desilusão seguida de vitória.
 
ZOOLÓGICO: visitar o jardim zoológico significa sucesso num relacionamento amoroso. Em relação às crianças, prevê-se felicidade com novo filho e parto sem problemas.
 
Espero que tenham gostado e espero também que tenham ficado esclarecidos quanto aos significados de alguns sonhos.
Se calhar até ficaram mais descansados...ou mais aflitos!!

Para a semana trago mais novidades. Até lá sonhem muito e se quiserem saber alguma coisa em particular perguntem.
 
A SemSentido
Ana Sofia

As cócegas

14:39 by Os SemSentido 0 comentários
Olá pessoal!

Bem, certamente vocês já se perguntaram a si mesmos porque é que nós temos cócegas.
Diversas teorias tentam explicar o que são as cócegas e a mais aceita recentemente pelos cientistas é a de que as cócegas são um processo neurológico e físico do corpo humano e consistem num sistema de autodefesa do nosso corpo. Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente realizando movimentos involutarios. Ao receber as cócegas, o nosso corpo acaba reagindo com espasmos e riso convulso. Elas não são uma característica exclusiva dos seres humanos, sendo observadas na maioria dos animais vertebrados. As cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, os macacos, que também fazem cócegas uns aos outros, como uma forma de estreitar as relações entre si.

Em 1897 dois cientistas, G. Stanley Hall e Arthur Alley, distinguiram dois diferentes tipos de cócegas: Knismesis e gargalesis.
A knismesis é uma sensação induzida por um toque muito leve sobre a pele. Este tipo de cócegas não provoca risadas, requer baixos níveis de estímulo táctil e pode ser provocado também por objectos como uma pluma ou mesmo por descargas eléctricas de baixa voltagem. Pode ser induzido ainda pela presença, sobre a pele, de insectos ou outros pequenos artrópodes. Por isso, foi sugerido que possa ter se desenvolvido nos vertebrados como mecanismo de protecção contra os parasitas. A knismesis pode ser observada em várias espécies de animais superiores.
A gargalesis é desencadeada por uma moderada e repetida pressão sobre determinadas partes do corpo, provocando risadas e movimentos involuntários. Este tipo de reacção só foi observado no homem e em alguns outros primatas e é considerado como um mecanismo com implicações psicológicas e sociais mais que fisiológico.

As cócegas são movimentos involuntários do nosso corpo. No entanto, quando fazemos cócegas a nós próprios, o cerebelo consegue prever esses movimentos controlando a reacção do organismo. Assim, é possível provocar knismesis em si mesmo tocando-se a própria pele, mas a gargalesis só pode ser provocada pelo contacto de uma outra pessoa.


Por hoje é tudo. Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

O que é o cheiro?!

Boas pessoal,

Bem hoje vou-vos dizer o que é o cheiro.

Ouvimos muitas vezes, quando falamos em olfacto do cheiro, mas o que será? Será um gás?  Será uma partícula sólida?  Será radiação? O que é afinal?

Bem o cheiro é as percepção sensorial que temos das partículas em suspensão no ar. Acontece assim: uma substância qualquer em suspensão (pode ser sólida, liquida ou em forma gasosa) entra em contacto com a mucosa nasal (a parte de dentro do seu nariz) então ocorre uma reacção química que acciona receptores específicos para aquela substância. Esses receptores mandam o estímulo para o seu cérebro que os interpreta e reconhece qual a substância. Portanto, quando sentimos algum cheiro significa que estamos em contacto com alguma substancia. O “pum” por exemplo tem, entre outros, sulfetos que dão aquele cheiro desagradável e esse gás entra em seus pulmões. Quando um hambúrguer é frito e sentes aquele cheiro que abre o apetite, partículas de gordura e carne estão entrando no seu nariz. quando serras uma peça de madeira e sente o cheiro dela é que partículas de madeira estão entrando nos seus pulmões
Espero que tenham percebido...Para a semana há mais não percam...
 
O SemSentido,
Alexandre

O Chocolate...

Olá amigos…
Confesso que escrever esta mensagem me deu muito prazer…e vai ser bem docinha…
O tema de hoje é o chocolate. Nada melhor que um bom chocolate para tornar o nosso dia bem docinho.
O chocolate é um alimento consumido por adultos, jovens e crianças de todo o mundo, cujo componente principal é o cacau. Este provém do cacaueiro, árvore que se desenvolve em florestas tropicais chuvosas.
Há uma grande variedade de chocolates: amargo, de leite, branco, em barra, em pó, dietético, chocolate com frutas secas, amêndoas, flocos de milho, recheios, em barra, bombons. 
Ficha da planta
Nome científico: Theobroma cacao (em latim, Theobroma significa «alimento dos Deuses»)
Nomes populares: cacaueiro, árvore-da-vida


A sua origem remonta a 1.500 A.C., segundo registos há estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento, e era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.
De tão valorizadas que eram, as sementes de cacau viraram moeda corrente, e eram usadas como meio de troca. Historicamente, foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, aquando da sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado favas de cacau para o rei Fernando II, sementes estas, que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.

Há mais de três mil anos que o chocolate está presente na vida do homem.
Embora sendo um alimento calórico, a ingestão de chocolate pode trazer muitos benefícios, como é o caso do controlo da diabetes e da tensão arterial.
Aqui estão alguns dos benefícios do chocolate:
Tem bons nutrientes

O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.


Reduz o colesterol
Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.


Deixa-o feliz
A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau.
Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.


Torna os bebés alegres
Um estudo finlandês da Universidade de Helsínquia acompanhou um grupo de grávidas que comia chocolate diariamente durante a gestação. No final, foi registado um impacto positivo no comportamento do bebé e nas futuras mães.
Seis meses depois do parto, as mulheres apresentavam ainda reacções mais positivas como rir e divertir-se com os filhos.
O estudo, publicado na revista New Scientist, refere ainda que os bebés das mães consumidoras de chocolate revelaram menos medo perante situações novas.


Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse.

Estes benefícios só estão presentes se o chocolate for tomado em doses correctas.
Já têm bons motivos para adoçar mais vezes o vosso dia…
Até para a semana.
A SemSentido,
Tatiana



Catarata

Olá pessoal! A primeira semana de aulas chegou ao fim e como sempre, é a mim que me compete informar-vos sobre um dos 5 Sentidos: a Visão.
Bom, no último post falei-vos da Conjuntivite. Hoje falar-vos-ei da Catarata, um problema oftalmológico muito conhecido.

Catarata: O que é?
É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, provoca a diminuição da visão e não tem melhoria, mesmo com o uso de óculos.

Como se adquire?
A catarata pode ser congénita ou adquirida (mais frequente).
As cataratas congénitas são aquelas que aparecem nas crianças e podem ser hereditárias ou por infecções (a rubéola, durante a gestação, é a causa mais frequente) ou ainda por distúrbios metabólicos (diabetes).

As cataratas adquiridas podem ter como causa: a idade (é a mais comum e é designada de "catarata senil"); o traumatismo; o uso de determinados medicamentos (os que possuem corticóides); as inflamações intra-oculares; as radiações e diversas doenças (a diabetes é a mais frequente).

Como se trata?
Quando não há melhoria satisfatória da visão com a correcção dos óculos, o tratamento da catarata é sempre cirúrgico. Esta cirurgia denomina-se de "facectomia" e é feito, sempre que possível, o implante de uma lente cujo objectivo é o de corrigir o grau necessário para uma visão normal ao longe.

Exames pré-operatórios determinam o grau da lente a ser implantada, bem como a melhor técnica a ser utilizada para a cirurgia. Na criança, quanto mais cedo for o tratamento, maior é a probabilidade de recuperar a visão e quando a catarata afecta somente um dos olhos deve ser feito um tratamento rigoroso para estimular a visão desse olho.

Agora mostro-vos algumas imagens que "ilustram" bem este problema oftalmológico.

Fontes: Grande Enciclopédia Médica "Saúde Da Família", V.11

Espero que tenham gostado e que tenham ficado esclarecidos acerca deste problema que pode afectar a nossa Visão.
Agora encontramo-nos na próxima Sexta para mais informações sobre outros problemas oftalmológicos.
Até lá, portem-se bem!
Bom fim-de-semana.
A SemSentido,
Marta