Questionário

Olá caríssimos visitantes,

Hoje vou divulgar os resultados de um questionário que realizámos para confrontar com um estudo que achámos interessante.
Para começar vou explicar em que consiste o tal estudo que encontrámos.
A pessoa que trabalhou neste estudo acredita que só as mulheres possuem sexto sentido e, deste modo, pesquisou e trabalhou em várias vertentes de modo a encontrar provas que confirmassem a sua teoria. O autor desta pesquisa, chegou a conclusão que durante um certo período de tempo a temperatura média das mulheres era ligeiramente mais elevada que a dos homens. Este facto, permite à mulher aumentar a percepção de outros campos vibracionais.
Como já disse, achámos curioso este estudo e fizémmos um questionário a três faixas etárias e a ambos os sexos. O questionário foi o seguinte:




Esta actividade foi realizada entre 10 e 12 de Dezembro. Depois de feitos os questionários, procedemos à sua análise. Deixo aqui a tabela de resultados:





Depois da análise feita resolvemos tirar as nossas conclusões. Qual o mecanismo que leva as pessoas a acertarem nas respostas de problemas desconhecidos? Será o sexto sentido esse mecanismo? As mulheres são mais aptas neste tipo de percepções?
Pois bem, como podem ver em cima, os resultados da nossa actividade só foram de encontro aos resultados do estudo na faixa etária dos 35 aos 50 anos.
Assim surgiu outro problema. porque é que para a outras faixas etárias os resultados não são os esperados?


Depois de pesquisar, a hipótese que nos pareceu mais plausível para explicar este facto, foi que nas restantes faixas etárias os intervinientes ainda se encontram em desenvolvimento. Ou seja, não têm maturidade para alcançar a suposta percepção extra-sensorial.


Espero que tenham gostado.
Experimentem fazer este questionário com os vossos pais, irmãos, tios, primos, enfim com toda a família e depois divulguem os resultados que obteram.


Amanhã não se esqueçam de mentir muito, mas espero que os vossos sentidos não vos preguem nenhuma partida.
Boa Páscoa e Boas Férias!
A SemSentido
Ana Sofia
Olá malta,


Bem ouvimos muitas vezes falar das diferenças entre mulheres e homens. Pois bem, no olfacto será que também são diferentes? Será que a mulher tem o olfacto mais apurado que o homem?


As mulheres são mais sensíveis que os homens numa diversidade de cheiros. É possível que a hormona sexual feminina, estrogénio, seja responsável por esta diferença sensorial, pois à medida que os níveis aumentam ou diminuem durante o ciclo menstrual, a sensibilidade olfactiva da mulher varia no mesmo sentido.


A mulher é mais sensível aos cheiros durante a ovulação, quando os níveis de estrogénios são altos, e menos sensíveis durante a menstruação, em que eles são baixos.


Calcula-se que a mulher quando esta grávida é 2000 vezes menos sensível a odores do que quando não está.


Os apetites bizarros das mulheres grávidas e as estranhas combinações alimentares com que se deleitam poderão dever-se, pelo menos em parte, ao embotamento do olfacto durante a gravidez.


Este facto leva as mulheres grávidas a tolerarem alimentos invulgares e mesmo gostarem de sabores que antes achavam desagradáveis.
 
Esclarecidos? No meu próximo post dar-vos-ei mais curiosidades acerca deste sentido tão importante nas nossas vidas.. .
 
O SemSentido,
Alexandre

Comer bem devagar...

13:30 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos…

Já estamos no tempo de férias mas os SemSentido não param, e aqui estou eu para mais umas informações muito úteis…

Estava eu a fazer a minha pesquisa para a mensagem desta semana e encontrei uns artigos muito interessantes.

Todos sabemos que um dos grandes problemas de viver no século XXI é que o nosso quotidiano é uma grande correria. Deste o momento em que nos levantamos ao som de um irritante despertador até à bendita hora que a cabeça reencontra a almofada o tempo não pára. Pelo meio, e porque a barriga dá horas, devoramos “qualquer coisa” de pé ou à frente ao computador. Esta forma de “aspirar” os alimentos dará origem, mais tarde ou mais cedo, a um estilo de vida pouco saudável.

Com o simples e poderoso acto de comer mais devagar podemos começar a alterar esse estilo de vida altamente prejudicial para a nossa saúde. É difícil? Não! Bastam garfadas mais pequenas, mastigar muito devagar e durante mais tempo.

Ora aqui vão 5 bons motivos para comer mais devagar:
- Perder peso. São já vários os estudos a confirmar que só o simples acto de comer mais devagar consome menos calorias e pode-se perder até 9 quilos por ano. E sabes porquê? O nosso cérebro precisa de 20 minutos para registar a sensação de “barriga cheia”, ou seja, se comermos muito depressa vamos ultrapassar a barreira dos 20 minutos sem dar por ela, consumindo mais do que o necessário para nos sentirmos saciados. Se saborearmos os alimentos, teremos tempo para nos percebermos que estamos cheios.


-Desfrutar da comida. Se estivermos a “inalar” a comida como um aspirador, não temos hipótese nenhuma de saborear o sabor de cada alimento. Afinal de contas, qual será o prazer de comer uma fatia de cheesecake ou um hambúrguer suculento, se o vamos ingerir tão depressa que nem temos oportunidade de o apreciar? Se desfrutarmos dos nossos “pecados alimentares” em câmara lenta vamos poder concentrarmo-nos na explosão de sabores a vamos precisar de menos quantidade porque a qualidade é elevadíssima.


-Uma digestão melhor. Se comermos mais devagar vamos mastigar os alimentos melhor e isso irá reflectir-se na nossa digestão. Quanto mais trabalho tivermos na boca, menos terá o estômago, melhorando assim o nosso sistema digestivo.


-Menos stress. Quando estamos a comer devemos ter a televisão desligada, o telemóvel em silêncio, guardar a revista, fechar a porta e simplesmente desfrutar o momento. Temos todos a ganhar se experimentarmos.


-Dizer não ao “fast food”. Uma vida sempre a correr vai levar-nos à comida rápida e ao acto de a comer rapidamente. Temos que evitar as cadeias de “fast food” e escolher antes um bom restaurante, ou melhor, cozinhar uma bela refeição e gozá-la do princípio ao fim.


Depois dos meus “recadinhos” espero que tenham muito, muito, muito tempo para se dedicar a uma comidinha boa.
E por falar em comidinha boa aqui vai uma sugestão de uma PERNAS DE FRANGO TURCAS!

Tempo de Preparação: 10 Minutos
Tempo Total: 1 Hora e 40 Minutos
Preparação: Moderada
Ingredientes:
8 pernas de frango com ossos, sem pele e cortadas em quartos
1 colher de sopa de sumo de limão
200 ml de iogurte natural (magro)
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de chá de pimentão doce
½ colher de chá de hortelã
½ colher de chá de sal

Preparação:
Coloque as pernas de galinha numa tigela larga. Tempere com sumo de limão. Misture o iogurte, o alho, o gengibre, o pimentão doce, a hortelã e o sal numa tigela à parte. Cubra o frango com a mistura de iogurte e deixe no frigorífico a marinar por pelo menos 1 hora (aconselhamos 12 horas).
Pré-aqueça o forno a 200 graus e aloure a galinha (deite fora a marinada) por 15 minutos. Reduz a temperatura do forno para 180 graus e deixe a galinha cozinhar até ficar tenra, mais 15 minutos. A carne irá parecer avermelhada, mesmo no interior. Sirva imediatamente.


Para a semana esperem por mais uma receita deliciosa!!!
Boas férias!

A SemSentido,

Tatiana



Notícia " Cegos podem conseguir ver com a língua"

Olá pessoal!!! Hoje é um dia para celebrar... As férias estão a começar! Por isso aproveitem...
Bem, hoje vou apenas apresentar-vos uma notícia que prova que as novas tecnologias permitem melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm certas limitações.
«Um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua.

Um equipamento pioneiro, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua. O aparelho, denominado BrainPort, consiste numa câmara acoplada a uns óculos especiais, que emite sinais de luz para uma placa de electrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma "imagem" sobre a língua. 

O BrainPort Vision dá ao utilizador uma visão rudimentar através de estímulos eléctricos, uma vez que ao reconhecer que os impulsos não têm relação com o paladar, o cérebro reencaminha-os para o seu centro visual, onde são processados e reinterpretados.

Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal. Desta forma, um dos primeiros voluntários foi um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque no Iraque. 

O novo aparelho poderá custar mais de 15 mil dólares.»

Fonte: TVNET

Agora deixo-vos um vídeo que vos mostra como este aparelho funciona. 



Espero que tenham gostado! Até lá portem-se bem e descansem muito!
A SemSentido, 
Marta

Surdez em diferentes graus...

15:25 by Os SemSentido 0 comentários
Olá amigos!

Hoje vou falar-vos dos diferentes graus que a surdez pode ter.

Então, existem 5 tipos diferentes de surdez:

- A surdez ligeira, onde se perde a capacidade auditiva de 20 a 40 db. Neste tipo de surdez as pessoas conseguem ouvir as diferentes palavras, contudo há certos elementos que escapam ao indivíduo; não provoca atrasos na linguagem e as pessoas sentem uma certa dificuldade em ouvir uma conversa.

- A surdez média, onde se perde a capacidade auditiva de 40 a 79 db. Neste tipo de surdez as pessoas só conseguem ouvir as palavras se forem pronunciadas com uma intensidade muito forte; provoca certas dificuldades na aquisição da linguagem e as pessoas têm dificuldade em falar ao telefone.

- A surdez severa, onde se perde a capacidade auditiva de 70 a 90 db. Neste tipo de surdez as palavras em tom normal não são percebidas pelo indivíduo; é necessário gritar para que exista sensação auditiva e existem diversas perturbações na voz e na fonética das palavras.

 - A surdez profunda, onde se perde a capacidade auditiva superior a 90 db. Neste tipo de surdez não existe sensação auditiva; existem intensas perturbações na fala e há intensa dificuldade em adquirir linguagem oral. Este tipo de pessoas adquire facilmente linguagem gestual.

 - Em casos mais raros existe cofósis, que são perdas auditivas superiores a 120 db.


Espero que tenham ficado esclarecidos. Agora deixo-vos com a minha dica para o fim-de-semana!



Até para a semana!"

O SemSentido
Zé 

Inquérito

Olá,
Hoje vou falar-vos de um inquérito que realizámos no 1º período e que serviu um pouco de base para as nossas pesquisas.

Este inquérito foi distribuído a duas turmas de cada ano, do 7º ao 12º ano.
Os objectivos eram saber que conhecimento têm as pessoas acerca do tema que estamos a tratar, de forma a podermos falar dos assuntos mais desconhecidos.

No dia 25 de Novembro de 2009, entregámos as autorizações aos participantes menores de idade e de 2 a 9 de Dezembro de 2009 procedemos à recolha das autorizações e entrega e recolha do inquérito.
O inquérito era o seguinte:



Análise dos Inquéritos

Apesar do elevado número de intervenientes, só foram realizados 19 inquéritos e, portanto, foram estes que analisámos.
Pergunta número 1:
• 19 Pessoas responderam “5 sentidos”

Pergunta número 2:
• 1 Pessoa não respondeu.
•2 Pessoas responderam de um modo completo: “Em tudo, cada um deles é uma espécie de janela para o mundo” e “Nos nossos actos, na nossa liberdade”.
•16 Pessoas responderam”Em tudo” e “Podemos ouvir, cheirar, …”.

Pergunta número 3:
•1 Pessoa não respondeu.
•5 Pessoas responderam “Ficamos com menos sentidos”.
•7 Pessoas responderam que há um desenvolvimento dos outros sentidos na perda de um deles.
•3 Pessoas responderam que se perdem de tudo e de todos e que há uma perda de uma parte deles.
•3 Pessoas responderam que tinham que se adaptar ao meio em que estão inseridas.

Pergunta número 4: 
•1 Pessoa não respondeu
•2 Pessoas não sabiam
•3 Pessoas responderam que não escreviam
•4 Pessoas optariam por colocar uma prótese
•7 Pessoas usariam outras partes do corpo como os pés
•1 Pessoa respondeu que usaria um programa de computador
•1 Pessoa respondeu que faria tudo o que pudesse.

Pergunta número 5:
•14 Pessoas responderam que ficavam muito mal com a nova situação
•3 Pessoas não responderam ao que era pedido
•1 Pessoa respondeu que seguia e vida em frente tentando adaptar-se
•1 Pessoa respondeu que sem a visão a vida deixava de ser importante

Pergunta número 6:
1ª Pergunta:
•8 Pessoas responderam que não acreditam
•10 Pessoas responderam que acreditam
•1 Pessoa não sabe

2ª Pergunta:
•1 Pessoa respondeu que se manifesta nos homens
•6 Pessoas responderam que era nas mulheres
•5 Pessoas responderam que era em ambos
•7 Pessoas não acreditam.



A realização deste inquérito, como já tínhamos referido, foi necessária para estarmos a par daquilo que os jovens sabem sobre o nosso tema. Assim, através das suas respostas pudemos retirar as nossas conclusões:
- Toda a gente sabe quais são os 5 sentidos;
- As pessoas desconhecem a existência das várias doenças que afectam os sentidos;
- Os inquiridos têm alguma dificuldade em perceber como se sentem as pessoas com deficiência;
- Quanto ao sexto sentido, as respostas estavam divididas em dois grupos (acredita ou não acredita) o que evidencia que não existe consenso entre os intervenientes.

Espero que tenham ficado esclarecidos. E já sabem, se estiverem a fazer um trabalho sobre este tema, não hesitem em retirar algumas ideias. Se precisarem de alguma ajuda, é só pedir.
Para a semana vou revelar-vos outra actividade que já foi realizada.

A SemSentido
Ana Sofia
15:43 by Os SemSentido 0 comentários
Olá caros visitantes!


A Termorregulação é o conjunto de mecanismos que permitem a manutenção da temperatura do corpo, quando há variação considerável da temperatura do meio externo. Esta manutenção é exercida graças à coordenação entre a produção e libertação do calor orgânico interno. A termorregulação é, deste modo, um mecanismo de homeostasia. Estes mecanismos são controlados pelo sistema nervoso sendo o hipótalamo o centro integrador.


O homem é um ser endotérmico e homeotérmico pois consegue regular a sua temperatura interna na ordem dos 37°C. Na pele, existem células termo-sensoriais, que funcionam como receptores de calor e frio. Quando estimuladas, estas geram impulsos nervosos que são conduzidos pelos nervos aferentes e pela medula espinal até ao hipótalamo. Este envia a informação para os nervos eferentes até chegar aos órgãos efectores que desencadeiam acções contra a alteração da temperatura.




Quando a temperatura sobe ocorre a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele. Quando a temperatura desce ocorre a vasoconstrição (os capilares afastam-se da superfície cutânea, havendo uma reduzida transferência de calor para o exterior) e contracção muscular (induz maior taxa de processos catabólicos, como a respiração aeróbia, que aumentam o calor metabólico)


É graças à percepção de frio e de calor que conseguimos regular a nossa temperatura interna. Sem esta percepção não poderíamos sobreviver.


Espero que tenham gostado. Para a semana há mais.
Até lá, aproveitem as dica dos meus colegas para terem um óptimo fim-de-semana.
O SemSentido
Rafael
Boas pessoal!!!


Bem cá estou eu para vos dar mais conhecimentos acerca do olfacto..


Bem como já vos tinha dito o olfacto é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfactivo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido directamente ligado às emoções e ao depósito de memórias. O epitélio olfactivo abriga aproximadamente 20 milhões de células sensoriais onde cada célula possui seis pêlos sensoriais também conhecidos como cílios. É bastante sensível, bastam pequenas quantidades de moléculas para estimulá-lo, mas só consegue perceber um cheiro de cada vez.
O órgão olfactivo é a mucosa amarela que reveste a camada superior das fossas nasais. É rica em limitações nervosas que ao entrar em contacto com as moléculas dissolve-as pelo muco e penetra pelo órgão olfactivo alcançando os prolongamentos sensoriais. Tal reacção promove impulsos nervosos nas células olfactivas atingindo os axónios. Formam-se a partir de um espessamento epidérmico no crânio. A mucosa vermelha rica em vasos sanguíneos abriga as glândulas responsáveis por isolar o muco, deixando o nariz húmido.
Cada receptor olfactivo, ou seja, os nervos receptores que captam as moléculas de odor são codificados por um gene específico e o mau funcionamento desses ou algum dano provocado por uma lesão pode impedir que um indivíduo sinta o cheiro de algo específico.


Num próximo post e para vos deixar curiosos: sabiam que gostamos de alguém pelo seu cheiro? Pois é, mas para a semana conto-vos tudo...Até lá boas férias e portem-se bem...xD


O SemSentido,
Alexandre

Hábito de fumar prejudica o paladar

14:27 by Os SemSentido 0 comentários
Mais uma vez com vocês...ora viva....

Bom pelo título já deu para reparar que o assunto de hoje vai de encontro a muitas "cabecinhas chochas" que têm muitas vezes na sua companhia um cigarro....
Todos já sabemos as mil e uma razões para nunca fumar...e hoje acrescento mais uma...
É uma notícia que nos revela um estudo muito interessante:
"Estudo da Universidade Aristóteles, na Grécia, diz que o tabagismo pode afectar o formato das papilas gustativas e a formação de vasos sanguíneos no local.

Assim, o hábito de fumar não apenas aumenta o risco de cancro e doenças cardiovasculares, mas também atrapalha o paladar, deixando os alimentos menos saborosos.
Foram avaliados 62 homens jovens – metade dos quais fumadores –, que mediram a sua sensibilidade gustativa e o número e formato das suas papilas gustativas. As análises indicaram que as papilas gustativas dos fumadores eram mais lisas do que a dos não fumadores.
Os investigadores explicam que “a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas” nas papilas gustativas, sem afectar severamente o seu número, e isso fará do tabagismo um importante factor de redução da sensibilidade do paladar.
Os autores destacam que “diferenças estatisticamente importantes entre o paladar dos fumadores e dos não fumadores foram detectadas”, mas afirmam que mais estudos são necessários para confirmação dos resultados."

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/?id=1014219

Até este sentido tão saboroso é afectado...

Bom, mas se bem se lembram na semana passada fiquei de vos dar uma receita de uma refeição saudável! Hoje começo pela sopa...ah pois é, a sopa tem que estar sempre presente.
Esta receita é muito tradicional e trata-se de uma SOPA DE LEGUMES.

Ingredientes:

• 2 litros de água
• 5 batatas médias
• 1 cenoura grande
• 1 alho francês
• 1 cebola média
• 50 gr. de feijão verde
• 100 gr. de repolho
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 raminho se salsa
• sal.q.b.



Preparação:
Numa panela deita-se água, batatas, cenoura, alho francês, salsa, e cebola, tudo cortado aos cubos. Deixar cozer mais ou menos meia hora; depois passar com a varinha mágica e tempera-se com sal. Levar novamente ao lume. Quando levantar fervura junta-se o feijão verde e o repolho finamente cortados. Quando estes estiverem quase cozidos, juntar o azeite e deixar ferver cerca de 10 minutos.



Fácil não é?
Experimentem...
Até para a semana!
 
A SemSentido,
Tatiana

As ilusões de óptica

Olá amigos!
A semana foi boa? Não desanimem porque as férias estão mesmo a chegar!
Bem, hoje vou falar-vos das famosas "ilusões de óptica" que por vezes nos confundem.

O termo "ilusão de óptica" aplica-se a todas as ilusões que atraiçoam o nosso sistema visual, ou seja, é quando somos enganados e interpretamos uma imagem de forma errada.
As imagens que causam ilusões de óptica são muito utilizadas nas artes.

A interpretação do que vemos no mundo exterior é muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direcção de um contorno.
O nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que são na realidade.

E é essa simplificação que nos permite uma apreensão mais rápida, embora imperfeita, do mundo que nos rodeia, que dá origem às ilusões de óptica.
Agora deixo-vos com algumas ilusões de óptica e divirtam-se a decifrá-las.




Será que a bola vermelha é do mesmo tamanho nas duas figuras?















Será que está em movimento???




Nesta imagem o que vês? Uma jovem ou uma idosa?!








Fontes: Wikipédia e http://matematica.no.sapo.pt/optica.htm

Espero que este tema vos tenha despertado a curiosidade! Estou à espera de sugestões para as ilusões de óptica!
Até lá, portem-se bem!

A SemSentido,
Marta

Porque não ouvimos?

11:49 by Os SemSentido 2 comentários
Olá caros amigos!

Hoje vou falar-vos de uma doença que afecta a nossa audição, incapacitando-nos de ouvir: a surdez.

Então, a surdez caracteriza-se pela perda da audição, ou seja, não conseguimos ouvir nenhum som dos que nos rodeiam. Por vezes não percebemos o quanto este sentido é importante, a não ser quando nos começa a afectar a nós ou a pessoas próximas. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo.

A surdez é caracterizada em diferentes graus:

- Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras  tornam-se abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando várias pessoas estão a conversar em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.

- Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, a aprendizagem será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que se está a ensinar.

- Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Menière. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.

Para o próximo post vou falar-vos de vários tipos de surdez, mas por agora resta-me deixar-vos com a minha dica para o fim-de-semana !



Até para a semana!

O SemSentido

                                                                                 
                                                           

A dor

Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma sensação desagradável que toda gente bem conhece, a dor.

Quando nos cortamos, as células lesionadas libertam algumas substâncias químicas como histamina, bradicinina, prostaglandinas, substancias P, entre outras. Algumas destas substâncias provocam uma vasodilatação e um aumento da permeabilidade dos vasos, aumentando a quantidade de fluido intersticial nos tecidos lesionados, provocando um edema. A distensão dos tecidos provocada pelo edema e a acção das substâncias químicas sobre as terminações nervosas, presentes na pele, provocam o aparecimento da dor.

As informações sensoriais, são transmitidas pelos nervos até á medula espinal e desta ao bulbo, tálamo e finalmente ao córtex somatossensorial.


A dor, apesar de sermos capazes de a localizar, é interpretada pelo nosso cérebro, graças a uma parte dele chamada córtez cingulado anterior.

A percepção da dor, também chamada nocicepção, é essencial para a sobrevivência humana. A dor muitas vezes é positiva, pois ela ajuda-nos a perceber os perigos ao nosso redor. Ela estimula-nos a reagir de acordo com eles, por exemplo, se tivermos um tornozelo torcido, a pressão sobre ele causa dor, sinal que não devemos exercer demasiada pressão sobre o tornozelo.

Há uma doença genética rara chamada insensibilidade congénita à dor com anidrose. As crianças afectadas com esta doença raramente vivem mais de 20 anos. Embora pareçam normais ao nascer, o problema começa com a dentição, elas podem morder e até ferir os dedos sem sentir nada! Quebram ossos, queimam-se, mas não sabem que estão a ser feridas até verem sangue ou contusões. Às vezes morrem de infecções maciças causadas por múltiplos ferimentos.

E aqui vão umas curiosidades


  • Os amputados queixam-se com frequência da dor aguda do membro fantasma, pois parece-lhes que essa dor vem desse membro;

  • Todas as espécies superiores, em particular as que estão estreitamente relacionadas connosco, têm um sistema nervoso que parece processar a dor de maneira semelhante. Como nós, eles apresentam aumento da pressão arterial, pupilas dilatas, transpiração, e aumento da pulsação em resposta a um estímulo doloroso.
Até para a semana!
O SemSentido,
Rafael

Notícia:"Se não tem sexto sentido, implante-o"

02:42 by Os SemSentido 0 comentários

Olá!!

            Hoje vou apresentar-vos uma notícia que fala sobre um protótipo do sexto sentido tecnológico, desenvolvido pelo MIT Media Lab.

            «As experiências do MIT Media Lab estão a correr tão bem, que até já se fala na possibilidade de transformar esta aplicação numa extensão de nós próprios através de implantes cerebrais.
            Um sexto sentido tecnológico está prestes a ajudar-nos a sentir o mundo que nos rodeia de uma forma mais completa. O protótipo já existe e é composto por uma câmara, um projector e um espelho, integrados num aparelho que se coloca ao pescoço, e comunica com um telemóvel com acesso à Internet, que o utilizador carrega no bolso. O sistema consegue reconhecer e interpretar o que vemos, dando-nos toda a informação sobre qualquer tipo de objecto, ajudando-nos por exemplo a tomar a decisão de compra acertada.
            "A razão que nos faz estar verdadeiramente empolgados com este aparelho é que pode mesmo funcionar como um sexto sentido tecnológico que nos dá informação relevante acerca do que está à nossa frente", garante a coordenadora deste projecto do MIT Media Lab, Pattie Maes.
            É através da câmara que o sistema reconhece os objectos e os gestos do utilizador que usa marcadores coloridos nos dedos. A imagem e os movimentos são processados, recorrendo a técnicas de visão baseadas em computador e, estes dados, são interpretados pelo software com a ajuda da internet. Toda a informação disponível é projectada no próprio objecto, transformando qualquer coisa numa superfície digital.
O génio por detrás deste protótipo, que aumenta a realidade acrescentando toda a informação disponível, é Pranav Mistry, um investigador do MIT Media Lab que quis trazer o mundo real para o mundo virtual, concebendo o seu próprio computador de última geração.
            As possibilidades deste protótipo são imensas e, algumas estão a gerar alguma controvérsia, como, por exemplo, a possibilidade da aplicação revelar informação de qualquer pessoa que esteja contida num blogue. Polémicas à parte, o céu, parece ser o limite deste sexto sentido tecnológico, já que Pattie Maes fala já numa futura versão em implantes cerebrais.»
19:41 Sexta-feira, 22 de Jan de 2010
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/se-nao-tem-sexto-sentido-implante-o-video=f558966
A SemSentido
Ana Sofia

Anosmia, a doença do olfacto...

02:20 by Os SemSentido 1 comentários
Olá pessoal!!! Uma das muitas doenças do olfacto é a anosmia. Neste post esclarecer-vos-ei acerca desta doença que afecta o sistema olfactivo.

O que é anosmia?

Anosmia é a perda do olfato, ou seja, a incapacidade de sentir cheiros.

Quais os sintomas da anosmia?

Além de não conseguir sentir cheiros, em geral o paladar fica comprometido. O paladar é responsável por cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e unami (associado ao glutamato monossódico, ou aji-no-moto). A diferenciação entre dois alimentos doces, por exemplo, depende também do olfato, que auxilia na identificação das características de cada um.

Quais as causas da anosmia?

A anosmia pode ter origem genética ou ser causada por traumas ou doenças: traumatismos cranianos, cirurgias no nariz, gripe, rinite, sinusite, polipose nasal, alergia, lesão do nervo olfativo, obstrução das fossas nasais, tumores, problemas neurológicos como Alzheimer síndromes congénitas e problemas psicossomáticos.

A anosmia tem cura?

Dependendo da causa, a anosmia pode ou não ter cura. Uma lesão grave do nervo olfativo, por exemplo, pode não permitir reconstituição, enquanto uma obstrução de fossas nasais pode ser removida cirurgicamente.

Como tratar a anosmia?

O tratamento da anosmia envolve o uso de corticóides, hidratação oral, repouso, analgésicos e cirurgias para desobstruir a cavidade nasal. Devemos procurar um otorrinolaringologista, que irá definir o tratamento adequado a cada caso.

Quais as consequências da anosmia?

A anosmia pode levar a situações de risco, como não sentir o cheiro do gás que está a pairar no ar ou perceber que a comida está estragada. A perda do paladar também pode causar distúrbios alimentares, como a diminuição do apetite.

 O SemSentido,
Alexandre

Curiosidades acerca do Paladar!!!

Olá!
No último post alguns mistérios do paladar foram desvendados…Hoje achei interessante colocar-vos aqui algumas curiosidades acerca do mesmo.



Sabias que, tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa? Pois é, ninguém tem uma língua igual à tua.



E é nela que existem aproximadamente 10000 papilas gustativas. As papilas, tal como já tinha referido num dos meus posts, permitem-nos saber exactamente aquilo que estamos a comer.



Mas não são só as papilas importantes no paladar. A saliva é igualmente importante. As moléculas derivadas dos alimentos precisam de ser dissolvidas em algum líquido. Este líquido é a saliva e esta entra em acção assim que sente o odor do alimento.



E para que o paladar (e o olfacto) esteja bem desenvolvido podemos comer muitas framboesas
Sim, framboesas. E sabem porquê? É um alimento que exige muito do nosso paladar e olfacto, trabalhando estes dois em perfeita sintonia.





O paladar está directamente relacionado com a nossa alimentação. É importante ter uma alimentação variada e equilibrada para que a nossa saúde tire partido disso.



Deixo-vos aqui alguns segredos de alguns alimentos:
- Os brócolos previnem o cancro e a catarata, protege o coração, reduz o risco de artrites e diabetes. Também ajuda a baixar o colesterol.
- O alho também previne o colesterol. Além disso, tem um efeito idêntico à penicilina no combate a infecções e ainda é um antioxidante que ajuda a prevenir o cancro do colo do útero e o de mama.
- O leite, de preferência desnatado, é fonte de cálcio, potássio e magnésio. Previne a osteoporose e ainda ajuda a baixar a pressão.
- A laranja possui muitas vitaminas, principalmente a C. O seu consumo ajuda na recuperação de ataques cardíacos, diminui o risco de cancro do colo do útero e fortalece os ossos.
- O tomate é um óptimo aliado contra o cancro da próstata, do colo do útero, do esófago e também do estômago.
- O salmão é um bom protector do coração, previne artrites, doenças inflamatórias e ainda ameniza cólicas menstruais.
Com estas dicas de uns bons alimentos, sempre podes saboreá-los melhor e ter sempre saúde à mesa!!!



Para a semana irei deixar-vos receitas para uma refeição bem saudável! Não deixem de vir espreitar…
Até para a semana!

A SemSentido,
Tatiana